The Newsroom 2×06 — One Step Too Many

Se quebrarmos uma lei divina, é melhor omitirmos a quebra” — Don

Depois de um episódio repleto de cenas longas e cansativas, One Step Too Many veio para avançar de vez na Operação Genoa. Depois de 7 meses de exaustivos trabalhos, os responsáveis pela investigação resolveram dividir com outras pessoas chave da redação a história que têm em mãos. Para espanto geral, afinal de contas o estrago que o uso de gás Sarin em civis fere a Convenção sobre o Desenvolvimento, Produção, Armazenamento e Utilização de armas químicas assinada em Paris, 1993, na qual os EUA também concordaram.

O bacana do episódio foi trazer, de modo dramatizado, as reações dos dois lados: os que concordam com a declaração e apontou no sentido do não uso de armas químicas (ou a ala dos politica e socialmente corretos) e os que acham que os fins justificam os meios, ou seja, o uso de armas químicas é apenas um dos meios para conseguir-se alcançar o objetivo, que para o governo americano ainda é combate ao terrorismo.

Representado pelo general Stomtonovich, do qual (não me assustaria, grande parte dos americanos concordariam) a ala dos que permitem a violação do tratado internacional é mostrada em cena, tensa, dual, cheia de incoerências e cheia de certeza. Ao decidir entrevistar o general aposentado os jornalistas conseguem gás necessário para ir fundo nessa matéria. Tudo isso capitaneado por MacKenzie e seu humor sutil que me encanta demais!

The Newsroom 2x06

E por falar na editora-chefe do News Night with Will McAvoy, ela é garantia de boas cenas, e está nessa tão aterrorizada quando os outros, por conhecer os efeitos do gás na guerra e por não acreditar que o mesmo país que prendeu Osama Bin Laden é capaz de cometer crimes de guerra. Não se enganem pela frieza de Mac, ela quer tirar essa história a limpo e contá-la para que abominações assim não voltem a acontecer.

Já na vida pessoal… eu acredito que MacKenzie não engoliu bem a nova relação de Will com a Fabíola Reipert de NY. Enquanto o mundo desaba na redação, Will está preocupado com a sua repercussão diante de seu público, com direito a contratar uma pesquisa de grupo focal para dizer o que os espectadores acham sobre ele. Nada mais acertado que pedir consultoria à namorada (?) para essa sua nova preocupação. Mas com todos na redação envolvidos no Desbravamento de Gênova, será que quando ele for o último a saber dessa bomba irá ficar satisfeito? Será que ele vai colocar o ego na frente e meio que barrar a divulgação de Gênova por conta de seu afastamento? Eu acredito que já está na hora dela saber, o cara é politicamente engajado e com certeza teria um outro ponto de vista para acrescentar à pesquisa.

Muito interessante notar a penetração das mídias sociais como ferramenta de busca de informação. Um usuário, lá onde Judas perdeu as botas e Lady Gaga achou, é uma fonte a se considerar para uma matéria de grande impacto mundial. Ainda não sabemos se o que dizemos aqui hoje no Twitter e no Facebook, como os populares bom dia ou me sinto triste, terão no futuro. Estamos vivendo um momento de alimentação de um grande banco de dados que pode ser prejudicial ou benéfico para nós mesmos daqui a alguns anos. Vamos refletir?

Chama muita atenção no episódio também como os personagens desenvolveram suas relações amorosas neste salto de tempo. MacKenzie e Will mais afastados, pessoal e profissionalmente; Maggie e Jim ainda vivendo sob uma tensão visível, mesmo que cada um trilhe seu caminho — Jim com a belíssima da filha da Meryl Streep e Maggie #vidaloka. E Sloan? Ela tá perdida nessa temporada. Tanto que nem apareceu o interesse amoroso dela em cena, só foi citado e mesmo assim por conta do rompimento. Ela merece mais.

Essa semana eu assumi a review da série, mas para felicidade de todos na próxima semana o Pierre já volta para brindar vocês com o entendimento mais profundo da série. Até lá.

P.S: Hilária a ida de Will à NaMaria da ACM! Eu teria a mesma reação.

P.S.1: E a declaração de Charlie no final, que a matéria foi ao ar em um especial de domingo com 6 milhões de espectadores (arrasador para TV a cabo) e que 5 minutos depois eles descobriram a farsa toda? Maravilhoso gancho para o próximo episódio.

P.S.2: Eu ainda acho que a atriz que faz a ex-assessora de comunicação de Roomey deveria ficar na série de vez, ela é excelente.

P.S.3: #VoltaJaneFonda

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER