The Newsroom 2×07 — Red Team III

Há um problema na matéria” — “McMac” Mackenzie

O que esperar do final de temporada depois desse episódio histórico de The Newsroom? Arrisco a dizer o melhor da série até agora. O que virá a seguir dentro da redação da ACN dependerá, e muito, o esforço de cada membro da redação em recuperar a confiança dos seus telespectadores.

A situação mais temida por um veículo de comunicação aconteceu. Deixar ir ao ar uma matéria falsa. Os quase 6 milhões de telespectadores assistiram a um circo armado em torno de falsos depoimentos e de egos inflamados. Mas o que aconteceu de errado, se tudo apontava para a veracidade dos fatos?

A verdade é relativa. É a versão bem contada de uma história. É a visão do mais persuasivo. Joseph Goebbels, mentor da propaganda nazista, disse a seguinte frase: “Uma mentira contada mil vezes, torna-se verdade”. A vontade de Dantena em acreditar que tinha o grande furo da década nas mãos o fez aceitar como verdade piamente aquilo que estava sendo contado. Soma-se a isso o seu ego gigantesco e assim temos o pacote completo de persuasão. O seu grande erro foi adulterar a entrevista Stomtonovich. Para isso não há remédio. Não há volta.

Eu confio em Charlie e Mac” — Will

The Newsroom 2x07

A afirmativa da mentira sendo repetida até se tornar verdade pode ser comprovada nos depoimentos dos demais membros do Red Team. Todos afirmaram ter vistos os vídeos tantas vezes que era impossível aquilo tudo ser uma mentira. Mas, como num frágil castelo de cartas, todas as fontes foram caindo em confiabilidade. Até mesmo Charlie deixou ser pela mosca da fama e não aprofundou nas informações de sua fonte. Os 6 milhões de telespectadores era tudo que a ACN precisava naquele momento.

Mesmo diante dessa bomba implodida no meio da redação, o episódio ainda nos reservava duas surpresas. A primeira foi saber que o problema junto aos advogados era devido uma causa movida por Dantena por desligamento sem justa causa e cobrando retratação moral. Eu estava fielmente acreditando que todo esse plot envolvendo a advogada Rebecca (quero ela mais vezes na série) seria o envolvendo de problemas legais com o governo, sociedade, etc.

E, claro, a aparição arrebatadora de Leona Lansing botando ordem no terreiro. Nunca que poderíamos imaginar que a manda chuva ficaria do lado de Charlie, Will e Mackenzie em um momento tão delicado para a ACN, totalmente sem credibilidade. O fato é que Leona sabe o time que tem em mãos e perde-los está fora de cogitação. Merecemos mais Jane Fonda em The Newsroom, por favor!

Nós perdermos a confiança do púbico” — Charlie
“Recupere-a !!!” — Leona

The Newsroom 2x07 1

Red Team III foi um episódio redondo que fecha um ciclo na série. Com o final da trama Gênova as atenções ficarão voltadas para a reeleição de Obama. E a redação se aproxima mais dos dias atuais. Gênova foi a primeira introdução de um fato fictício na série e dentro dele pode-se discutir diversos temas jornalísticos: furo, ética, credibilidade, confiança, apuração.

A partir de agora a única opção da equipe de Will MacAvoy é admitir o erro, aceitar as críticas e reconquistar a confiança do púbico, como bem ordenou Leona. Acredito que veremos nesses três últimos episódios novas faces do jornalismo, em como fazer os telespectadores acreditarem novamente que a história que estão mostrando é a versão mais bem contada da verdade.

Até a próxima reunião de pauta!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER