The Newsroom 3x03x04 — Main Justice / Comtempt

Isso é porque você vive no tempo do Rei Arthur com Don, Will e Charlie” — Hallie para Jim

Durante toda a temporada, e mais especificamente nesses dois episódios, The Newsroom segue sua cartilha de explorar ainda a fundo pilares como moral, trabalho, problemas legais e ética que permeia, define e assombra o jornalismo. E todas essas questões são destiladas em doses, horas cavalares, hora em conta gotas, pelos diálogos dos personagens. É no texto que está toda magia de The Newsroom e é uma pena que consigamos transportar para as reviews toda essa magia. Só assistindo a esse show!

Essa ultima temporada pega como eixo dois pensamentos que se entrelaçam para se contar essa história: ética e o futuro do jornalismo. Qual é o preço ético de obter uma história, de forma não muito “legal”, que merece ser ouvida pelo mundo? A fonte ainda deve ser mantida como sigilosa e por ela vale todos os sacrifícios?

O jornalismo online já pode ser considerado o novo modus operandi de se fazer notícia? Os cavaleiros da Távola Redonda, como exemplificado por Hallie, estarão com seus dias contados? Esse questionamento percorreu esses últimos episódios com as posturas de Will, Charlie, Mac e Jim, e a defesa dos seus pensamentos. Mas, antes de entrar na questão desses personagens, não podemos deixar passar em branco a metáfora usada por Sorkin para nos mandar um recado: “ o mundo não é mais o mesmo”. Isso veio com o plot, a princípio bobo, de Maggie e a sua pauta sobre o aquecimento global e a emissão de C02. Todos ficaram incomodados com a conclusão do cientista de que não temos mais tempo. O mundo como o conhecemos ficou lá atrás.

thenewsroom3x04

Pois bem, se o mundo não é mais o mesmo, nada espantoso vermos Will sendo preso por não querer revelar para a justiça o nome da fonte por trás do vazamento dos documentos, já que sempre foi falado que jornalista nenhum fora preso por preservar suas fontes. Algo me diz que Will não sabia quem era a fonte até o momento que Mac lhe diz que é uma mulher. Tenho para mim que o tempo todo Will assumiu a responsabilidade sobre o vazamento, pois é da sua postura ser o jornalista romântico em questão.

Já Mackenzie abraça o dilema de levar ao ar, ou não, a matéria sobre a morte de 38 inocentes. E o interessante aqui é a pressão feita pela fonte para que a história seja noticiada. Mesmo pressionada por Lilly Hart, Mac toma todos os cuidados para que não aja mais vitimas nesse escândalo. Mas sabe que pode perder o furo para o jornalismo online, uma vez que Lilly ameaça soltar os documentos na rede.

Assim a discussão sobre o modo de se fazer jornalismo percorre toda a história. Como defensores do jornalismo tradicional temos com mais veemência Jim e Charlie, sendo Charlie o personagem que assume a persona de Sorkin para essa discussão toda. Agora sua guerra é com o novo “dono” da ACN, o insuportável Pruit, olha que apareceu por pouco tempo na tela, hem! Pruit é defensor ferrenho que o jornalismo deve utilizar essas novas ferramentas online para se fazer lido, visto, compartilhado. Ainda tenho dúvidas se essa sua postura tem fundamentos ou se ele só conhece o fazer jornalismo dessa forma atual.

Faltando apenas dois episódios para o final da série, The Newsroom assume esse thriller jornalístico de que tudo pode acontecer e esperamos ver quem estará certo nessa briga de sobre o futuro do jornalismo.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER