The Newsrooom 1×01 — We Just Decided To [Series Premiere]

“A América não é o melhor país do mundo.” — Will McAvoy

Aaron Sorkin está de volta. E nada como a primeira cena de The Newsroom, tão falada antes mesmo da estréia da série, para comprovar a importância de Aaron como roteirista, criador e, principalmente, provocador. Ao colocar a frase acima na boca do seu principal personagem, em uma cena em que atuação, texto, fotografia, jogo de câmeras se casam perfeitamente, Sorkin “vomita” uma verdade que todos conhecem, mas, e principalmente para os americanos, não fica de bom tom a fomentação da mesma. É o sonho americano posto à prova.

E como tudo na vida é gerado pela “causa e conseqüência”, as declarações do até então âncora do News Night, jornal da ACN (Atlantis Cable News) adorado pela audiência, mas que a muito tempo deixou de lado a postura de um bom profissional, são determinantes para mudanças internas na rede à cabo de notícias. Ao voltar de suas “férias”, Will vê sua equipe sendo transferida para outro programa e tendo que começar com novos profissionais, principalmente com Mackenzie MacHale, a respeitada produtora executiva, antigo amor de McAvoy.

E é a partir daí que The Newsroom começa de fato. Posso estar enganado, mas senti que a série não está preocupada em ser um projeto “denuncia do politicamente incorreto”. A política e o comportamento norte americano servirão de pano de fundo para histórias muito mais interessantes. Os dramas pessoais dos personagens e a sua espinha dorsal: os bastidores de um canal de notícias.

De cara percebemos que o elenco está afiadíssimo com o texto de Aaron (e que texto!). E que personagens apaixonantes! Jeff Daniels em apenas um capítulo mostrou diversas facetas do seu Will McAvoy, de um âncora em cima do muro, passando por um chefe odiado por todos e renascendo como um respeitado jornalista que um dia foi. Jin, Don e Maggie já mostraram que são personagens riquíssimos e cheios de possibilidades dramáticas. Mackenzie não deixa por menos, e suas cenas com Will foram espetaculares. O que foi aquela viagem Quixotesca? E ainda temos o carismático, porém estrategista Charlie Skinner, presidente da ACN.

Outro ponto positivo da série é se ambientar em 2010, e explico porque: a cena política norte americana a partir deste ano está movimentadíssima para as próximas eleições presidenciais. E a mídia tem papel importante para a formação crítica dos americanos. Outro exemplo é recorrer a fatos importantes ocorridos a partir de 2010 para encaixar os bastidores do jornalismo. Ao trazer o derramamento de petróleo no Golfo do México, ocorrido em abril daquele ano, como mote do primeiro episódio, fomos brindados com a exaustiva movimentação de uma redação na apuração dos fatos, a guerra da audiência e por aí vai. E como sabemos o que acorreu com essa tragédia, nossa adrenalina foi à pino. Foi como se quiséssemos gritar para a redação: “é verdadeeee ! Corrão atrás das informações”.

E não posso terminar essa review sem expressar uma sensação que tive, e credito isso ao jogo de câmeras. Todas as cenas dentro da mega redação de 360º deram a impressão de que “estamos sendo filmados”. Os closes, os cortes rápidos e até mesmo a tensão dos personagens foram capitadas de uma forma tão dinâmica e artística. E isso acontecia apenas nas cenas dentro da redação. Vamos acompanhar.

Enfim, The Newsroom foi a grande estréia da temporada. A premiere superou todas as expectativas. A assinatura de Aaron Sorkin é uma chamariz para a série, e a história criada por ele chega em um momento em que a informação e o seu poder questionador e transformador está em ampla mudança. Se os EUA não é o melhor país do mundo, o que podemos esperar dos seus meios de comunicação? Teremos essa resposta em The Newsroom? Façam suas apostas.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER