The Walking Dead 4×02 — Infected

Querida, você é fraca. Você perdeu a calma. Precisa ter coragem e agir rápido, é uma questão de vida ou morte” — Carol

Quando The Walking Dead se tornou um grande fenômeno tanto de crítica quanto de público eu sempre me perguntei o que seria da série a longo prazo. Porque, na verdade, o arco central da trama nunca foi o relacionamento entre Rick, Lori e Shane e muito menos as relações entre os demais personagens da série, e sim como as relações de sociedade/comunidade e poder iriam se desenvolver frente esta nova ordem mundial.

Em Infected foi reforçado que nada na série é duradouro, e sim perene. A aparente calmaria do presídio é abalada por uma tragédia. Aquelas pessoas que estavam em Wodybury e receberam abrigo junto à Rick e seus sobreviventes acaba por receber mais um duro golpe, vindo da facilidade que é a morte e do “vírus” zumbi. Infected lembra muito, em ideologia, o episódio da segunda temporada em que os personagens descobrem que se eles morrerem, mesmo sem terem sido mordidos, irão virar zumbi.

Para mim, Infected deveria ser o nome deste episódio longínquo e não do desta semana. O desta semana trata mais das consequências da infecção tanto pelo “vírus” zumbi quanto pela ameaça da gripe suína que matou Patrick. E sim, ele virou um zumbi, não um outro tipo de criatura, como todos esperávamos. Pena.

The Walking Dead 4x02

O que o episódio trouxe de intrigante, e no meu ponto de vista muito pouco explorado, foi o porque de alguns personagens estarem pegando essa gripe. De onde veio? Vamos a minha teoria: quando, por algum tipo de compaixão ainda existente, Rick e seu grupo resolvem enterrar os zumbis mortos eles contaminam o solo com todo tipo de matéria em decomposição e putrefação que pode existir. Essa matéria, carregada de bactérias, vírus e fungos entra em decomposição pela ação de organismos decompositores, presentes ao longo da cadeia alimentar.

Estes organismos são responsáveis por reciclar o carbono e o nitrogênio (principais elementos formadores da matéria viva) e trazê-los de volta à base da cadeia, os plantas, algas e organismos produtores. Um dos principais alimentos das minhocas são esses organismos produtores. Eles, ao longo do tempo, começam a acumular os vírus, as bactérias ou os fungos que podem causar doenças ao ser humano, vindos dos zumbis. Para resumir: os zumbis enterrados contaminaram o solo e transmitiram alguma doença para Patrick e para esposa de Tyreese (que alias, precisa urgente mostrar ao que veio).

O certo seria mesmo queimar os corpos dos zumbis, como vimos ao final deste episódio. Assim, evita-se que os patógenos passem para as minhocas, que passem adiante na cadeia alimentar. Simples assim!

Voltando nas relações de poder e na nova ordem Mundial, o barato foi ver os veteranos em fugir dos zumbis ensinando os mais jovens. Quando Carol insiste em dar aula de uso de armas para as crianças em nada me espanta. É mais válido para esse mundo aprender trigonometria ou a matar zumbis e sobreviver? Agora que uma das garotas titubeou, é melhor intensificar o treinamento. Elas nunca vão poder ter uma educação regular.

E para fechar, será que vamos saber mais da história de Michonne? Juro que fiquei com muita pena da Deusa de Ébano neste episódio. O que aquele choro guarda? Um trauma, com certeza, mas um filho? Irmãos? Abuso? Chacina? Foi um gancho e tanto para desenvolver um dos personagens mais intrigantes e interessantes da trama. E é um recorde para atriz também: sorrir e chorar no mesmo episódio? Evolução total!

O próximo episódio, Isolation trará mais desafios aos moradores da prisão e a Rick, assim como um destaque para Maggie, que anda apagadinha nesta temporada. Fiquem com o promo e até lá!

P.S: Claro que a cerca não iria cair, né, gente?

P.S.1: Hershell, você está usando uma perna de pau?

P.S.2: Ai, Rick, chega de neura… ou acaba com isso ou morre de vez! Aliás, Carl está apto a lhe substituir.

P.S.3: E ainda aposto que são essas duas meninas que estão alimentando os zumbis, vai vendo ai!

P.S.3: Daryl, você está ai?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER