The Walking Dead 4×04 — Indifference

Rick, sou eu, Carol! “ — Carol

Olha, confesso que fiquei olhando para tela do computador durante uns 10 minutos antes de começar a escrever sobre este episódio e cheguei a conclusão que ele me trouxe um sentimento agridoce, tendendo ao azedo. Não foi um grande episódio, em que grandes acontecimentos, ações, ataques zumbis sensacionais foram mostrados, mas com certeza foi um que testou os personagens de formas diferentes.

Estamos quase terminando a sequencia de episódios com títulos saídos de Revenge (Infected, Isolation, este e o próximo, Internment) e como fases de um luto que Rick nunca saiu (negação, raiva, negociação, depressão e aceitação), Indifference é provavelmente a hora que ele deve escolher entre se salvar ou se entregar ao mundo ao seu redor.

Rick está cansado de lutar. Ele, com sua moral de policial, não consegue aceitar que Lori não faz mais parte da vida dele, e mesmo que ela tenha seguido em frente diante da possibilidade de morte dele, para Rick a aceitação do mundo novo, de Carl usar uma arma, de ter que matar os semelhantes para não haver a propagação de uma epidemia são demais.

Pena que as paranoias dele acabaram sobrando para Carol, uma personagem que finalmente mostrou a que veio, e que ele, espertamente, deu um jeito de sumir com ela antes que suas ideias fossem disseminadas dentro da prisão. Esse é o modus operandi do “líder”: suprimir quem é contra aos princípios morais que ele prega. A indiferença, que fez a personagem de Carol crescer ao longo desta temporada foi a sentença de morte da mesma: ser expulsa do grupo depois de tudo que eles passaram é, no mínimo, constrangedor. Motivo: Carol ter feito o certo. Alguém me explica? Rick não sabe liderar, ela sabe mandar. E pelo que vimos nesta temporada, ele descabelado, com olhar distante e confuso, seu futuro é a insanidade.

TWD 4X04

Perder Carol, a que fazia o papel da mãe dentro do presídio e que estava ensinando as futuras gerações o que de mais importante e útil eles poderiam aprender é injusto, imoral e estúpido. Eu não tenho mais palavras para esta atitude. A atriz pediu para sair da série? E se não, quem é o próximo alvo de Rick? De quem ele ainda vai se livrar? Será que nesse tempo todo lutando contra os zumbis, contra uma epidemia, contra ele mesmo e seus fantasmas, ele não percebeu que é inteligente se aliar a quem é confiável, justo e trabalhador?

Uma coisa é certa: a morte de Lori mexeu profundamente com Rick, a ponto de ele não conseguir mais discernir a realidade a sua frente.

E mais: qual vai ser a reação dos outros ao saber da “fuga” de Carol? Será que Rick vai ser honesto o suficiente para contar a Tyreese que ela matou sua esposa e por isso Rick a expulsou do grupo? Como os demais irão receber essa notícia? Como uma mensagem? Como uma ameaça? Vão apoiar o “líder” deles? O grupo precisa de um líder mas, a cada dia que passa, Rick se mostra o menos preparado para sê-lo. Eu fico com a impressão que ele, quando se aposentasse, compraria uma fazenda no interior do Kansas e morreria cuidando do gado e da horta caseira. Conservador, autoritário e maluco. Foi nisso que o personagem se transformou. Ele está atrapalhando os demais personagens de se desenvolverem e sepultando o grupo dentro do presídio.

Eu fico aguardando as reações de Daryl e Michonne. Ele por ter se aproximado muito de Carol desde a terceira temporada. Ela por ser esperta demais para acreditar em qualquer mentira que Rick for contar (caso minta) e também, caso ele seja honesto, por interpretar seu ato como uma barbárie.

Como alguém tem coragem de mandar uma mulher com seus quase 50 anos, um tanque de gasolina, meia dúzia de balas em uma arma e dois pacotes de biscoito embora? Rumo ao desconhecido que é esse mundo novo? E pior: ele ainda a usou para conseguir os suprimentos antes de dispensá-la!!! WTF???? Ele cansou dela? Sério, gente eu não consigo entender…

E Carol, acostumada a ser maltrada por homens, aceitou numa boa. Olha…

O próximo episódio, Internment, ou internação, trará tensão dentro do grupo da prisão e a sinopse diz que inimigos pressionam Rick. Que inimigos? Já tomei meu ansiolítico e três calmantes para não voar no pescoço dele e esperar o próximo episódio.

Até lá, e que uma orda de zumbis se alimente de sr. Grimmes logo.

PS 1: WTF???????????

PS 2: Santa Lori me dê paciência…

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER