The X-Files 1×04 — Conduit

The X-Files traz um episódio com tramas soltas para aprofundar os sentimentos dos personagens.

Sabe, quando eu era garoto, eu tinha esse ritual. Fechava os olhos antes de entrar no meu quarto. Porque achava que uma dia eu os abriria e minha irmã estaria lá. Deitada na cama, como se nada tivesse acontecido. Continuo entrando naquele quarto. Todos os dias da minha vida.” — MULDER, Fox.

Seres humanos deveriam estar acostumados com perdas. No fim de tudo, sabemos que nada dura para sempre, mas, ainda assim, sofremos. Perder pessoas, então, nunca é encarado de forma natural. Sim, sabemos que o tempo cura e ficam as boas lembranças, mas em alguns casos o tempo só reforça a angústia, principalmente quando a situação é obscura e sem explicação. No caso de Mulder, a perda de sua irmã motivou todas as suas escolhas de vida. A sua busca pela verdade nada mais é do que o esforço de saber o que aconteceu com sua irmã. Mulder não é um “spooky”, sua busca que o faz ter comportamentos estranhos.

Já no Piloto, somos apresentados à história do desaparecimento de Samantha, mas é em Conduit que The X-Files nos aprofunda um pouco mais no turbilhão de emoções que envolvem Fox Mulder. O caso desta semana envolve mais um desaparecimento: uma adolescente que estava acampando com sua mãe e irmão some sem deixar vestígios. A possibilidade de abdução surge pela fama do local, em um tablóide, mas Mulder quer investigar, pois a identificação é imediata.

TXF 1x04

Uma garota desaparece, seu irmão é a única testemunha, o “elo de ligação” (fazendo vista grossa para o pleonasmo). É fácil perceber o quanto Mulder fica tocado com o caso. Também é interessante notar as reações da Scully, enquanto espectadora, ainda juntando pedaços da história, analisando comportamentos até o momento em que ela passa à ação, pedindo para Mulder parar de ver a irmã dele naquela investigação. Foi realmente a partir daquele momento que Scully passou a desempenhar um papel decisivo na vida de Mulder: ela é a âncora que o traz de volta para a realidade quando ele está imerso em suas teorias. Não que vá fazê-lo mudar de ideia ou desviar sua direção, mas o faz respeitar e estar aberto à outras opiniões.

Todas as demais tramas do episódio são apenas a moldura para a relação de Mulder com o caso, embora não sejam substânciais para a história da série no geral. O garoto (as crianças de The X-Files sempre me assustam) e seus códigos — tão temidos pela Segurança Nacional, mas que não passavam de informações inofensivas — estão ali apenas para mostrar a ligação do irmão com o desaparecimento e também com possíveis entidades extra-terrestres; a história da amiga e amante do namorado da adolescente desaparecida surge apenas para estabelecer uma segunda hipótese, mais condizente com a “realidade”. Ao final, um foco de esperança, com a “devolução” da garota. Ela aparece como um ponto de luz para alimentar a alma atormentada de Mulder. Se ela voltou, por que sua irmão não poderia?

É muito interessante a reação da mãe após o retorno da filha: o silêncio que oculta. Uma vida inteira de deboches e chacotas por ter contado “a verdade”. Nenhuma palavra sobre o assunto; é frustrante para Mulder ouvir isso da Sra. Morris, mas faz muito sentido uma mãe proteger os filhos de todo o burburinho que a cercou ao longo dos anos.

É também neste episódio a primeira vez em que Scully ouve a fita da regressão de Mulder. Um momento muito marcante na série: a expressão de Scully diante da voz atormentada de Mulder… Uma forma de aproximar ainda mais os agentes. Mulder quer acreditar e Scully estará com ele nessa jornada.

Promo do próximo episódio:

Ps.1: Precisava de tanta brutalidade da Segurança Nacional? A abordagem deles na casa dos Morris só me fez temer as autoridades.

Ps.2: Sério que o Xerife coçou o queixo com a carteira que estava no defunto?

Ps.3: Mulder sendo psicólogo e arrasando no interrogatório… Bang!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER