The X-Files 1×09 — Space

The X-Files nos leva para dentro do programa espacial da NASA.

Heróis? Éramos notícia quando fazíamos nosso trabalho direito. Agora eles nos enterram na última página. Diga o nome de dois astronautas da última missão. Você vira notícia hoje, apenas se errar. Eles só sabem teu nome se você for um azarado em cima de 500 toneladas de dinamite.” — BELT, Marcus.

Como você se comportaria diante do seu herói de infância? E se você pudesse realizar um sonho, estando ao lado dele em uma missão? Acredito que fazer esse exercício de reflexão nos faz compreender perfeitamente a postura de Mulder nesse episódio. Geralmente o vemos empolgado diante dos casos extremos e das possibilidades de confirmação de suas teorias que se encontram nos Arquivo X. Mas, dessa vez, vemos uma versão tiete do agente.

O espaço nos fascina, porque somos, enquanto seres humanos, fascinados por aquilo que não conhecemos. E apesar de esse não ser um dos episódios mais famosos de The X-Files, exemplifica muito bem essa sede por desbravar. A cada nova descoberta, como o rosto de feições humanas esculpido, ou a água encontrados em solo marciano, nossa imaginação cresce em teorias. Teorias essas que embasam a busca de Fox Mulder. Ele sonhou em ser astronauta, como muitos de nós, por isso, estar em um caso dentro da NASA colocou, de início, um tipo de venda sobre seus olhos, impedindo-o de ver o comportamento estranho do Coronel Belt.

A parceria de Mulder e Scully funciona, pois ela o desafia trazendo-o de volta para a lógica, sendo sempre um contraponto cético e não foi diferente dessa vez. Como você se sentiria ao saber que seu herói de infância nada mais é, que um peão no time ao qual você faz oposição? Nesse caso, a vida de um grupo de astronautas estava em jogo, quando uma série de defeitos no ônibus espacial se manifesta, podendo ser causados por sabotagem interna do departamento.

TXF 1x09

Como estamos em um Arquivo X, é preciso que se manifeste a presença do “extraordinário”, e aqui temos a presença de um “espírito” extraterrestre que acompanha o Coronel desde sua última missão, como se não quisesse que os homens se aventurassem lá fora. Para o espectador, acompanhar a luta do Coronel Belt impede que haja uma grande revelação de quem é o sabotador. Até a história do fantasma marciano também não ajuda a dar credibilidade ao roteiro, como acontece na maioria dos episódios, que se baseiam em algum caso verídico ou teoria científica/parapsicológica.

Não há, como de costume, um grande insight sobre o caso, s agentes nem sabem exatamente o que estão investigando. Tudo o que eles percebem é que algo estranho acontece com o Coronel e que isto fez com que ele provocasse a sabotagem, mas não ficaram muitas “evidências” para os Arquivos X. Talvez esse episódio tenha sido apenas uma forma de realizar o sonhos de um Mulder menino, de trazer a Scully para o clima de empolgação patriota e fazer uma homenagem aos astronautas, heróis de uma geração. O salvamento daquela missão, dos homens que ali estavam, trazendo alguma esperança para o programa espacial, que tem se perdido da memória da população.

P.S.1: O contraste entre a expressão profissional da Scully e a expressão tiete do Mulder é para entrar na história da série.

P.S.2: Não entendi o porquê de depois daquela mulher passar por um acidente de carro e resolver a situação da nave, ainda continuou com sangue pingando na teste. Sério que ninguém lembrou de levá-la a um hospital?

Segue promo do próximo episódio:

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER