The X-Files 1×13 — Gender Bender

Religião e interrogações em episódio de The X-Files

A Família Adams descobre a religião”. — MULDER, Fox.

São poucos os episódios de The X-Files que abordam sexualidade como tema, Gender Bender é um dos únicos que a tem como mote para os crimes e investigação. Apesar de todas as piadas envolvendo Mulder e seu gosto por material erótico, Cris Carter blindou seus personagens principais, que não caíram tão rapidamente no clichê dos casais de investigadores que se envolvem.

O episódio inicia com um casal se conhecendo em uma festa (e como eram estranhas as baladas da década de 90!). A noite termina com o rapaz morto e a moça fugindo após transformar-se em um homem. Isto deixa a equipe de investigação intrigada. Para Scully, que chega ao local do crime e não vê nada de anormal, aquilo não é um Arquivo X, mas Mulder lhe fala da série de assassinatos com as mesmas características: uma parada cardíaca no “auge da paixão”, bem como a presença exorbitante de feromônios (hormônios sexuais secretados por animais), com DNA humano, fato incomum.

A relação com crimes anteriores direciona os dois agentes a um grupo religioso, os Kindred, que se abstém da vida mundana e vive em isolamento. Os Kindred lembram o grupo Amish, uma seita cristã anabatista que possui costumes conservadores e contato restrito com tecnologias, tendo a semelhança sido mencionada no episódio.

The X-Files

Quando aparecem no episódio, os Kindred parecem deslocados no tempo e espaço. Em uma charrete, vestindo-se totalmente em negro, e como no início do Século XX, sua economia se baseada no comércio de cerâmica branca. Durante o primeiro contato com eles, Scully é profundamente afetada pelo Irmão Andrew.

Eles vivem isolados no meio de uma floresta, para onde Mulder e Scully se dirigem a fim de investigar. Porém, eles não contavam com o domínio do território do grupo, que os descobre e convida-os a conhecer. A tranquilidade e hospitalidade dos componentes do grupo dá o clima de suspense que cresce à medida em que eles enfatizam seu desejo de não misturar-se ao mundo externo.

Porém, Mulder não se contenta e, mesmo quando mandado embora, retorna, presenciando uma espécie de ritual funerário, onde o morto, parece em estado de hibernação enquanto modifica sua aparência e sexo. Irmão Andrew, dá informações a Scully sobre o assassino, Irmão Marty, um membro dos Kindred que não se encaixava no modo de vida o grupo, ao mesmo tempo em que a seduz, o que confirma, embora não dito explicitamente, a teoria de Mulder sobre o uso de feromônios pelos componentes do grupo.

Somente um homem escapa do ataque, e dá as pistas para que os agentes cheguem ao assassino. Durante a perseguição ele é resgatado pelos Kindred, que somem, deixando como único vestígio, uma marca em um campo de feno.

Gender Bender é um dos episódios que, nos leva a acreditar em uma linha de investigação, mas tange o tema dos extraterrestres. Deixa mais interrogações, que respostas: não ficamos sabendo qual a motivação do assassino, ou do grupo, quem realmente são ou para onde foram. Talvez, a abstinência em que viviam, fosse uma forma de proteger o mundo dos seus “poderes”, mas não teremos certeza em relação a isso. O roteiro, consegue parecer menos fantasioso ao se aplicar o conceito científico de feromônios, porém não traz nada substancial para a mitologia da série, podendo ser caracterizado, apesar da temática ufológica, como mais um monstro da semana.

  • Curiosidade dos bastidores:

Nicholas Lea, o ator que interpreta a potencial foi vítima do Irmão Andrew, posteriormente assumirá um papel recorrente na série, o odiado, Alex Krycek.

Sobre a possibilidade de os Amish não gostarem da semelhança com os Kindred, Cris Carter disse: “eles não assistem televisão, portanto não tive com que me preocupar”.

Segue promo do próximo episódio:

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER