The X-Files 1×14 — Lazarus

The X-Files nos questiona sobre o quanto podemos confiar no que enxergamos.

– O que você acha que aconteceu? — SCULLY, Dana

– Acredite no que quiser.” — MULDER, Fox

Se em Fire conhecemos uma ex-namorada de Mulder, em Lazarus somos apresentados a uma parte do passado de Scully. De cara, já podemos perceber claramente uma grande diferença entre os relacionamentos anteriores dos dois agentes: enquanto Mulder trazia uma história complexa e inacabadas, Scully parecia estar bem resolvida com Jack Willis (Christopher Allport) seu antigo parceiro, a ponto de estabelecer uma parceria profissional (e de amizade), aparentemente nos padrões de normalidade.

Outra característica importante de Scully que nos é reafirmada nesse episódio é a sua lealdade. Por ser tão fiel às suas amizades, muitas vezes deixa de enxergar elementos que estão diante de seu nariz. E se coloca em risco por isso.

Este é um dos poucos episódios em que iniciamos com os agentes trabalhando separados em um caso. Scully está ajudando ao seu ex-namorado/amigo em uma série de assaltos que vem tomando a atenção de Jack há um bom tempo (podemos fazer um paralelo com Mulder?). A emboscada em um banco seria uma excelente chance de prender os assaltantes e encerrar o caso, mas algo ruim acontece: o assaltante e Jack são feridos. Na urgência médica, Scully não desiste de seu amigo e insiste nas manobras de rescussitação em Jack. Ao despertar é a consciência de Dupre que está no corpo de Jack.

The X-Files

A história de Warren Dupre (Jason Schombing) parece retirada de um romance: ele era policial, apaixonou-se por uma detenta, Lula (Cec Verrell), e aderiu à vida de crimes, por ela. Sua consciência retorna, por ela. Após acordar no hospital, sua fixação por Lula aflora, ele apenas quer encontrá-la, mas primeiramente precisa de sua aliança, removendo-a do corpo de Dupre, elemento que chama a atenção de Mulder imediatamente e dá embasamento para sua teoria de troca de corpos, que prontamente é rejeitada por Scully.

Podendo ter informações privilegiadas, já que também tem acesso à investigação da polícia, Dupre/Jack encontra Lula, mas leva Scully com ele, fazendo dela refém (pela primeira vez na série, mas não a última). O que ele não esperava é que Lula o tinha entregue para a polícia para ficar com todo o dinheiro, e que seu sentimento não era correspondido. Lula mais uma vez o coloca em risco de morte ao não ministrar insulina (já que Jack era diabético) e exige resgate para liberar Scully.

Mulder mobiliza todo o FBI para encontrar sua parceira, enquanto ela observa, incapaz, o desenrolar do relacionamento entre os dois bandidos. Algo que deve ter sido difícil para ela, já que o rosto que enxergava era o do seu amigo. Scully é salva, mas Duprê/Jack não consegue sobreviver, levando consigo Lula, em um desfecho trágico para o romance dos dois.

O que é interessante nesse episódio são as possibilidades de interpretação. Obviamente a explicação de Mulder, parece a mais óbvia, mesmo que mais fantasiosa, porém se considerarmos que foi dito várias vezes a obsessão de Jack pelo caso (tendo conhecimento profundo sobre toda a história do casal de assaltantes) não seria plausível sugerir um surto psicológico pós trauma? Embora, o aparecimento da tatuagem de Dupre na pele de Jack seja um elemento fantástico que não pode ser ignorado.

  • Curiosidades dos bastidores:

Pelo roteiro original, a troca de corpos seria entre Dupre e Mulder, mas a Fox e o estúdio rejeitaram a ideia. Os produtores aceitaram a troca no roteiro, embora com relutância, pois queriam que Mulder experimentasse a experiência da troca de almas.

Segue o promo do próximo episódio:

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Por essa a Ru Paul não esperava. Analisamos os piores looks da Mamma Ru, como bons guest judges.

Visitamos a Casa Warner com o tema Friends e mostramos tudo nesse vídeo.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER