The X-Files 1×16 — E.B.E.

Novos personagens e novas conspirações em The X-Files.

A verdade está lá fora. E as mentiras também.” — SCULLY, Dana.

Este pode ser considerado um dos episódios mais importantes para a mitologia de The X-Files, na primeira temporada. Primeiramente, pela pela aparição dos Pistoleiros Solitários, depois, por todo vai-e-vem entre as informações que o Garganta Profunda entrega a Mulder.

Até o momento, as pessoas que faziam parte do passado de Mulder e Scully não despertavam empatia no público, ou quando o faziam, não duravam muito tempo. A presença de Langly, Byers e Frohike (respectivamente: Dean Haglund, Bruce Harwood, Tom Braidwood) trouxe um elemento cômico para a série, ao mesmo tempo que ajudou a fixar o clima de paranóia que já era sinalizado desde o Piloto. Suas figuras são carismáticas, embora caricatas, mas ainda assim trazem a semente da credibilidade que Mulder já lhes deposita. Esta seriedade no trabalho é visível no momento em que conseguem, aparentemente de maneira rápida e fácil, as identificações que os agentes precisam para entrar nas instalações do Governo. A interação deles com Scully é um dos melhores momentos do episódio, pois dá leveza a uma perseguição nebulosa.

Relatos de aparição de Ovnis são comuns e as pessoas que pesquisam e buscam o contato imediato geralmente são vistos com descrença e piada (como a “festa de Ovni” retratada no episódio, por exemplo). Por isto, cabe a Mulder fazer uma profunda análise ao que deve ouvir e investigar. Neste ponto, a presença do Garganta Profunda é de extrema importância para ele. Em um ambiente onde não se sabe em quem confiar, um membro do alto escalão do Governo que lhe dá a mão, parece um copo de água no deserto.

the x-files

Porém q análise que Scully faz de Mulder, diante da possível foto verídica do Ovni é importante para definí-lo. Na verdade, ela expõe o que grande parte da audiência já pensa. Mulder quer tanto acreditar, que algumas vezes lhe foge o discernimento de que pode estar sendo usado para alguma finalidade obscura. E neste episódio temos a confirmação que ele realmente está.

Deve ser perturbador, saber que o Governo, para quem se trabalha está monitorando suas atividades. Mulder pode estar mais propenso à conformar-se com a ideia, mas para Scully deve ter sido uma quebra de paradigma, talvez seja isso que a faz permanecer ao lado de Mulder, mesmo não acreditando nos fenômenos investigados pelos Arquivos X. Somente alguém que incomoda de alguma maneira merece uma escuta em sua intimidade, ou um trabalho tão grandioso e articulado (o caminhão atravessando o país) para ser despistado. De episódios anteriores, já sabíamos de sua lealdade, e mais uma vez temos uma confirmação dela.

Ainda que o Garganta Profunda tenha afirmado estar usando Mulder como instrumento para a exposição da verdade, não podemos deixar de questionar seus métodos. Colocar os dois agentes em uma caçada sem prêmio no final não parece uma forma concreta de desmascarar toda a organização envolvida em encobrir os fatos. Toda a história sobre o pacto para eliminar entidades biológicas extraterrestres e o arrependimento por ter se sentido tocado pelo olhar da criatura não passa de informação facilmente questionável sem provas físicas.

Se “uma mentira é mais confiável quando contada entre duas verdades”, resta seguir um longo caminho (de 9 temporadas) para saber onde a verdade realmente reside.

Curiosidades dos Bastidores:

A inspiração para os Pistoleiros Solitários surgiu quando o produtor Glen Morgan e a roteirista Marilyn Osborn visitaram uma convenção ufológica e viram um trio vestidos de maneira semelhante aos personagens. Os três foram colocados na série para dar comicidade ao episódio, mas Morgan não ficou satisfeito com o resultado. Decidiram não trazê-los de volta, então começaram a ter informações das reações favoráveis, fazendo com que fossem chamados novamente, até se tornarem personagens regulares.

Que nota vocês dariam a esse episódio?

[taq_review]

Segue promo do próximo episódio:

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER