The X-Files 1×17 — Miracle Man

The X-Files em busca de milagres.

Fui criada como católica. Tenho uma certa familiaridade com a escritura. E Deus nunca deixa o diabo roubar o show.” — SCULLY, Dana.

Miracle man foi exibido há mais de 20 anos, mas diante da relação política x religião em nossa sociedade, continua incrivelmente atual (tanto que seu revival está ás portas). Afinal, ainda estamos na dicotomia entre acreditar em milagres ou não. De acreditar naqueles que se dizem mensageiros do Divino, ou não.

Talvez, exija mais coragem deixar-se inebriar pela crença do que o contrário, diante de tantas histórias de charlatães que inundam a mídia. A figura de Samuel pode remeter a um garoto comum, mas partindo de sua fala, o roteiro demonstra que ele possui uma sabedoria ímpar e uma fé inabalável.

A ostentação de sua congregação e a aparência de seu pai adotivo levam a pensar que tudo não passa de um show. Porém, no início do episódio quando presenciamos o poder de Samuel, ou quando ele é encontrado lamentando-se por ter perdido o seu dom, fica mais difícil acreditar que ele é realmente culpado das mortes.

X-Files

Esse é um episódio que envolve religião onde o foco não é Scully, como de costume, mas Mulder. Embora seja profundamente tocado pelo inexplicável, ele não tem sua religiosidade desenvolvida. A única forma de mexer com Mulder é pronunciar sua irmã. E é isto o que Samuel faz, sente a dor do agente, compartilha esse sentimento… Sente-se abandonado por Deus e sofre por isso.

Todas as manifestações ao seu redor parecem genuinamente inspiradas por algum tipo de divindade. Até que a resolução do caso nos mostra mais uma faceta do ser humano: a ingratidão. Samuel dá uma nova chance à vida, mas como ela não vem da maneira que se espera, é rejeitada. Afinal, será que vale a pena viver como um monstro, ou a morte é preferível?

Em sua dor, Samuel doa-se como um mártir. A intolerância sela seu destino na cadeia, pois não basta discordar, é preciso agredir, eliminar aquilo que é diferente. Mulder e Scully são como nós diante das notícias atuais, um misto de fé e ceticismo, mas com certeza descreça na humanidade.

  • Curiosidade dos bastidores:

Em uma entrevista David Duchovny disse que, para ele, Mulder é judeu, até que provassem o contrário.

O que acham deste episódio? Que nota ele merece?

[taq_review]

Segue promo do próximo episódio:

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER