The X-Files 1×19 — Darkness Fall

The X-Files traz mistério e preocupação com o meio ambiente.

Será um agradável passeio pela floresta, Scully” — MULDER, Fox.

A primeira coisa que chama a atenção nesse episódio é a falta de raciocínio lógico dos madeireiros ao correr de forma desordenada pela floresta. Não precisava de muito esforço para saber que esse plano não daria certo. Se bem que com esse monstro da semana ficaria realmente difícil para aqueles homens sobreviverem.

Uma característica importante do agente Mulder é o seu senso de humor, sarcástico e muitas vezes auto depreciativo, que consegue quebrar os argumentos de Scully (pelo menos, na primeira temporada), fazendo com que ela o siga nos mais inacreditáveis casos. Mas esse é um Arquivo X diferente. As explicações tem fundamentação biológica, de tal forma que a Scully não o questiona em nenhum momento.

Apesar de tanto tempo se passado desde a estreia desse episódio, o conteúdo ainda se mostra plenamente atual. A briga entre madeireiras e ambientalistas prossegue mais forte do que nunca e ultrapassa os limites das florestas. Também é um episódio bastante informativo e tenho certeza que muitos espectadores tem conhecimentos sobre a idade das árvores ou das enzimas dos vagalumes.

The X-Files

No início parece um caso simples e fácil de resolver, mas que tinha em si um potencial mortal. Talvez, na época do lançamento esse episódio tenha sido um dos mais tensos, pois como ainda estava na primeira temporada e nada era certo, a possibilidade da morte dos dois protagonistas era real. Em Ice a ameaça era desconhecida, na verdade, não se sabia exatamente onde morava, já em Darkness Fall a ciência de que o perigo estava em toda a parte e a dependência da luz para se manterem salvos, no meio de uma floresta são elementos de suspense que funcionam bem.

Somos levados a questionar a atitude de Mulder ao confiar no ambientalista, bem como a acreditar que sua ação levou a morte para todos os personagens. Mas num twist a ajuda veio do inesperado. Pela primeira vez “o governo” (que mais parece uma entidade imaterial, na série) veio em favor dos dois agentes, salvando-os.

Então, que nota vocês dariam a esse episódio?

[taq_review]

Segue promo do próximo capítulo:

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Será que a Elsa se assumiu lésbica cantando e ninguém percebeu?

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

Viajamos no verdadeiro trem do Harry Potter! Na vira real!!! Veja como foi a experiência neste vídeo.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER