The X-Files 1×21 — Born Again

A vingança pós-morte em The X-Files

Meu irmão é policial. Baltmore. Ele me contou sobre seu trabalho no caso Tooms. Ele disse que vocês têm bons instintos para coisas fora do comum. — LAZARD, Sharon.

Antes de qualquer coisa: Oh. My. God! A Janice em The X-Files! A série sempre teve fama de contar com bons coadjuvantes, pena que o papel de Maggie Wheeler nesse episódio foi tão secundário.

E lá vem mais uma criança assustadora em The X-Files. Agora o tema é reencarnação . Não é a primeira vez nesta temporada que alguém busca vingança após sua morte. Mas, diferente de Shadows, aqui não é um fantasma em si que age contra seus assassinos, mas sua reencarnação em uma garotinha de 8 anos.

Os produtores da série não tinham ressalvas em colocar crianças dentro de situações bizarras. Michele, apesar de sua idade, está presente na cena da morte de dois policiais e é descrita como uma criança diferente, sem amigos e com medo das aulas de natação. Está em tratamento psiquiátrico e nem mesmo a medicação parece estar inibindo seus sintomas.

The X-Files

Sua descrição para o homem que vê nas cenas do crime se refere a um policial morto 9 anos antes, aparentemente em uma emboscada de máfia chinesa. Os elementos que não conseguem ser explicados na psicoterapia da menina, e as visões que seriam causadas por indução, segundo Scully, transformam-se em peças de um quebra-cabeças que somente uma mente como a de Mulder poderia montar.

A cena que o quebra-cabeças mostra, envolve 4 policiais, sendo um deles morto, uma quantia enorme em dinheiro, a esposa daquele que foi assassinado e um acordo de somente usarem o dinheiro 10 anos após o crime.

Estando Michele/Charlie prontos para concluir sua vingança, Mulder, Scully e a viúva conseguem intervir; numa lição que parece dizer que a vida continua para os que ficaram e que a morte não é justiça sendo feita. A justiça acontece de verdade quando o caso é esclarecido e os culpados (ao menos os que restaram vivos) são levados a pagar pelos crimes cometidos.

Obviamente, a questão da reencarnação não fica comprovada. Mas a menina e sua família podem enfim ter uma vida normal, apesar das frustrações do Agente Mulder.

– Curiosidades dos Bastidores:

É o primeiro episódio onde o relatório é narrado pelo Agente Mulder, com a conclusão escrita em um diário de campo. Todos os anteriores são ouvidos na voz de Scully enquanto digita.

Maggie Wheeler, na época era namorada de David Duchovny.

Que tal votar e opinar sobre o episódio?

[taq_review]

Até mais e fiquem com o promo do próximo episódio:

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER