The X-Files 2×01 — The Little Green Man

A segunda temporada de The X-Files começa em tons nebulosos.

– Mas Mulder, nos Arquivos X você viu tanta coisa. — SCULLY, Dana.

-É isso. Ver não é o suficiente. Eu devia ter algo para me agarrar. Evidência sólida. Eu aprendi isso com você.” — MULDER, Fox.

Os Arquivos X foram fechados. Mulder e Scully designados para trabalhar em sessões separadas. Ela como instrutora da academia. Ele no setor de fraudes eletrônicas, um trabalho mecânico, onde não pode desenvolver suas habilidades investigativas, um função que mais parece um castigo.

A segunda temporada de The X-Files inicia-se com um tom desesperançado. Apesar de não ter ficado tão claro na season finale, o contato entre os agentes também ficou proibido, ou pelo menos censurável. Percebemos isso diante de todo o cuidado que eles têm para encontrarem-se e trocar informações.

Diante das implicações e dificuldades impostas pelo próprio FBI, fica difícil imaginar um futuro para a parceria dos dois agentes. A própria fotografia do episódio demonstra isso, sempre em tons sombreados e escuros. Mas ‘A Verdade’, presente no meio de uma floresta tropical, quente e iluminada, quer ser revelada e existem outras pessoas que podem auxiliar nisso.

The X-Files

Finalmente conhecemos o contato de Mulder no Congresso, embora ainda não saibamos o que o motiva a auxiliá-lo. Temos por consolo a possibilidade de que os Arquivos X ainda tenham alguma chance. No início do episódio, Mulder narra sobre a Voyager, uma tentativa de falar com civilizações extraterrestres e logo depois sobre as tentativas de ouvir contato, e é para onde existe essa última possibilidade que ele é enviado.

E ele corre ao encontro da verdade. Sua personalidade impulsiva se manifesta fazendo com que ele se depare com as instalações, gravações interceptadas e o contato imediato. Sabendo do que o espera quando voltar, tenta documentar tudo. Em The Little Green Man temos também suas lembranças sobre a abdução de Samantha, cujas características se repetem em Porto Rico.

Enquanto isso, Scully o procura e até o Canceroso sabe que somente ela será capaz de achá-lo. E, mais uma vez, o roteiro reafirma o quanto ela se tornou peça fundamental na busca pela ‘Verdade’. A paranoia de Mulder servindo para que ela guie seus passos, em relativa segurança. Uma pena que ela chegue ao local somente a tempo de resgatá-lo (como sempre faz). Diante de todos os perigos que correm, saem ilesos, porém, sem provas físicas daquilo que experienciaram.

Esse episódio marca o retorno, em definitivo, do Diretor Assistente Skinner, uma figura que mantém uma postura dúbia durante boa parte da série, como forma de reafirmar a premissa do ‘não confie em ninguém’.

Os Arquivos X permanecem fechados e os agentes retomam seus papeis no recém-arrumado tabuleiro do FBI. Porém, mesmo em um cenário desolador para eles, a esperança permanece como base que os sustenta. E é por isso que Mulder continua a ouvir a fita que trouxe de Porto Rico, em uma cena que acalenta, por sabermos que ele não vai desistir da busca, mas que também desperta o sentimento de piedade, pois sabemos que o caminho será muito espinhoso.

– Curiosidade dos bastidores:

Percebam que a Scully sempre é mostrada em planos à distância ou closes. Isso é porque sua gravidez já estava bastante avançada. Seu figurino também é produzido para disfarçar a Pipper, sua filhinha.

A lista de passageiros que Scully examina enquanto tenta traçar os movimentos de Mulder contém os nomes de vários eXcers online da série

A cena de flashback em que Samantha Mulder é abduzida é diferente da lembrança inicial de Mulder. Isso se justifica, segundo Chris Carter, pois as lembranças vêm de regressão hipnótica, o que pode nublar um pouco a percepção do fato.

Qual a opinião de vocês sobre essa première? Votem, comentem!

[taq_review]

Fiquem com o promo do próximo episódio e até a próxima!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER