The X-Files 2×02 — The Host

The X-Files mostrando que, independente dos extraterrestres, os Arquivos X ainda são necessários.

Sabe, dizem que três espécies desaparecem do planeta todo dia. Eu imagino quantas novas estão sendo criadas.” — MULDER, Fox.

E, para manter a tradição, o início de temporada também nós apresenta um dos mais memoráveis Monsters of Week — o Flukeman. Apesar da aparência repugnante, esse é um dos MoW mais amados pelos fãs de The X-Files, talvez por ele ser o início do restabelecimento dos Arquivos X no FBI.

Enquanto Mulder permanece entediado com seu trabalho na sessão de fraudes eletrônicas, um corpo é encontrado na rede de esgotos em Nova Jersey. Por um motivo desconhecido, Skinner o designa para o caso, que aos olhos do agente parece ser sem importância. Impulsivo como é, enfrenta seu superior diretamente, levando uma reprimenda, o que o leva a repensar seu trabalho no FBI.

É com Scully que ele compartilha suas angústias sobre a possibilidade de sair do FBI. Abrir mão de tudo pelo o que lutou e das ferramentas que o Bureau lhe disponibiliza em suas buscas, partindo para o trabalho autônomo. É sobre isso que Scully argumenta, pois se (mesmo com as dificuldades impostas pela burocracia) é difícil permanecer na trilha com o acesso às informações que o FBI permite, trabalhando por conta própria, como seria?

the x files

É nesse ponto que percebemos claramente a dependência, não só profissional, mas emocional que Mulder passou a ter de Scully, pois, desde The Little Green Man, seu discurso mostra o quanto o afastamento dos dois o afetou em sua motivação para continuar. E Scully corresponde, mostrando-se interessada no caso em que ele está envolvido. E, como de costume, sua autópsia traz dados relevantes.

A investigação evolui quando um empregado da rede de esgotos é atacado, por algo desconhecido e morre como consequência, expelindo o mesmo verme que Scully encontra em sua autópsia. Uma cena interessante de se destacar, é quando os dois estão discutindo as possibilidades de uma turbelária gigante ter atacado o operário. O sorriso que eles deixam escapar são provas do quanto a parceria é natural, e faz falta para ambos.

Então, mais um ‘amigo no FBI’ aparece. Uma surpresa, inclusive para o próprio Mulder após a morte do Garganta Profunda. O primeiro contato traz apenas uma voz, mas no segundo, agora envolvendo Scully, é carregado de informações que ajudam no quebra-cabeças para a solução do caso.

Geralmente Chris Carter gosta de deixar em seus roteiros espaço para a imaginação, no jogo de luz e sombras, por isso a visão explícita do Flukeman ao ser capturado traz um tom diferenciado para este episódio.

Diante de muitos mergulhos no esgoto, autópsias repugnantes e dicas anônimas, é possível uma explicação lógica para o caso, claramente um Arquivo X. A explicação vem, sendo o monstro resultado de interações radioativas após o acidente em Chernobyl.

Nesse ponto da história dos Arquivos X era imprescindível que Mulder tivesse sucesso. Até o Skinner admite a natureza estranha do caso. É como se, mesmo fechado, o setor ainda estivesse funcionando. E, mais ainda, sendo necessário.

– Curiosidades dos Bastidores:

Primeira aparição do X, o novo informante.

A cena onde o operário vomita a turbelária correu sério risco de ser cortada pelo Departamento de Padrões da Fox. Porém, Carter insistiu que a perda da cena arruinaria o episódio.

Fiquem com o promo do próximo episódio. Até mais!

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER