The X-Files 2×04 — Sleepless

Sleepless prepara o terreno para um dos mais importantes arcos de The X-Files

A verdade ainda está lá fora. Mas nunca foi mais perigosa do que agora.” — Mr. X

Qual a importância do sono em nossas vidas? Todos sabemos o quanto dormir é bom e os benefícios do sono estão além da subjetividade da nossa preguiça. Mas, o que acontece quando temos um sono de má qualidade? Pior ainda, o que acontece se não dormimos?

Se quando somos privados do nosso querido sono (voluntariamente ou não) já nos sentimos irritados e sem concentração, imaginem ficar anos sem conseguir dar um cochilo! Partindo dessa premissa, o episódio aborda experiências com humanos, para a criação de super soldados, algo que já foi visto rapidamente na primeira temporada, mas aqui não existe a intervenção genética alienígena.

Um grupo de soldados que estavam juntos no Vietnã (grande fantasma na memória dos norte americanos) passou por experiências que modificaram sua estrutura cerebral, tendo como consequências a privação de sono e garantindo sua produtividade nas batalhas.

The x-files

Sleepless é um episódio que fala sobre culpa e redenção. Aquele grupo de homens nunca mais conseguiria ter uma vida normal, com as imagens das pessoas que chacinaram atormentando-os 24 horas por dia. E por mais que a medicação tentasse repor as substâncias perdidas pela falta de sono, não havia como substituir o verdadeiro descanso (e temos que parabenizar a equipe de maquiagem que caracterizou muito bem os soldados insones).

O que motiva os assassinatos cometidos por Augustos Tole é algo maior que vingança, é a tentativa de redimir-se diante de sua fé. Porém toda esta história serviu como pano de fundo para a apresentação de elementos que serão fundamentais nos arcos que envolvem a mitologia da série.

Primeiramente, conhecemos o novo parceiro de Mulder — Alex Krycek (Nicholas Lea), que já havia aparecido anteriormente — como uma vítima — no episódio Gender Bender. Inicialmente, pensamos que ele é um novato, admirador do trabalho de Mulder e chegamos a sentir piedade da forma como é tratado pelos dois agentes.

Pode estar ficando redundante falar sobre a importância que a parceria entre Mulder e Scully assumiu na vida dos dois, mas essa é basicamente uma das premissas básicas, que fundamentam toda a série. Mulder ingressou nos Arquivos X devido às amizades no Congresso e estava conseguindo chegar em algum ponto importante, então Scully foi enviada para invalidar e espionar o seu trabalho. Mas “eles” (essa entidade ainda sem nome que tenta sabotar o trabalho de Mulder) não contavam com o sentimento de amizade e respeito mútuo que poderia surgir.

Os protagonistas não concordam em seus métodos e teorias defendidas, mas isso ao invés de causar fissuras no processo de investigação, na verdade, auxilia. Fora o suporte emocional que eles são um para o outro. O sentimento de cumplicidade e confiança crescendo com a distância. Então aquela que devia ser o ponto de partida para o fim dos Arquivos X, tornou-se uma de suas bases de sustentação e um problema a ser eliminado. Somente aí, no fim do episódio conseguimos conhecer a verdadeira faceta de Alex Krycek e com isso, torna-lo alvo do nosso ódio.

Em Sleepless também conhecemos a face do novo informante de Mulder — Mr. X. E ele não está afim de se arriscar (afirmação que é incoerente com suas ações, mas tudo bem). O importante é que, com ele, sabemos que ‘a verdadeé mais do que a omissão sobre aliens. A teoria da conspiração se expande e, realmente, fica difícil saber em quem confiar.

Curiosidade dos bastidores:

– Inicialmente, X seria uma mulher, houve até uma atriz escolhida, mas após algumas filmagens, perceberam que não estava dando certo e escolheram o ator Steven Willians para o papel;

– A inspiração para o episódio veio de duas semanas de insônia do roteirista Howard Gordon.

-Apesar de Mulder ser apresentado como psicólogo, nesse episódio ele traz um conceito errado de Inconsciente Coletivo (conceito que fundamenta a teoria psicológica de Carl Gustav Jung).

Votem, deem suas opiniões e até o próximo!

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER