The X-Files 2×05 — Duane Barry

Duane Barry inicia um dos arcos mais importantes de The X-Files

O Governo sabe a respeito. Às vezes eles estão presentes. Eles trabalham juntos. Com uma corporação secreta.” — BARRY, Duane

Se até o momento, a mitologia da série se mostrava de forma tímida, ainda se organizando, com esse episódio, ela invade a série de forma violenta. Duane Barry é o primeiro episódio da trilogia que fundamenta todas as temporadas que virão: o sequestro/abdução da Scully.

Desde o piloto, conhecemos em detalhes apenas uma pessoa que trouxe relatos de abdução, o Max Fenig. E apesar de a abdução ser colocada como um marco na vida dele, não se compara ao terror relatado e sentido por Duane (Steve Railsback).

É engraçado pensar que, mesmo tendo sido afastado dos Arquivos X, os casos mais estranhos sempre a acabam encontrando Fox Mulder. Primeiramente foram monstros, assassinatos em situações fora do comum e, finalmente, ele é jogado diretamente na frente de um abduzido.

The X Files

Obviamente, Duane Barry é tido como louco e Mulder só é chamado para o caso, por saber falar a mesma língua que o sequestrador. Mas, com este agente em específico, nenhuma investigação é tão simples, porque ele está aberto às possibilidades extremas. Onde todos os demais ouviam delírios e alucinações, Mulder vê o sofrimento real e, quem sabe, uma verdade que não nos importamos em conhecer.

Seu modo de investigação, acolhendo e arriscando-se, apavora a equipe de negociação. Mulder — o rei da empatia — identifica-se com a história de Duane, e mais, coloca-se em risco direto ao compartilhar sua própria vivência e crença. Isso faz com que ele consiga salvar os reféns, mas coloca em perigo aquilo que lhe é mais importante no momento.

Krycek continua com seu disfarce e é incrível como ninguém o leva a sério. Sua atuação como agente é sofrível. Não existe uma atitude colaborativa ou significativa para os rumos da investigação. Se bem que para isso temos Scully, que se mantém tão presente quanto nos dias em que os Arquivos X estavam de pé.

Seguindo o protocolo, ela consegue impor-se diante uma equipe que com quem nunca tinha trabalhado anteriormente. A postura dela é sempre segura, mesmo quando mostra sua preocupação com seu parceiro. As informações que ela traz são cruciais para a construção da figura de Duane Barry para a audiência e também para Mulder, tornando-o um personagem dúbio, mas não menos perigoso.

Mesmo que a abdução de Duane não tenha sido real, sua crença e dor são. O que leva Mulder a confiar nele, por medo de que o mesmo também tenha acontecido à sua irmã. Ele consegue enxergar em seu relato as possíveis respostas para o que tanto busca. Porém, sua cruzada pela verdade pode lhe cobrar um preço alto.

Como Duane chegou até Scully? É uma pergunta que fica em aberto. Conhecemos apenas o seu desespero que pode levar nossa querida agente a um destino desconhecido.

Curiosidade dos bastidores:

– Esse episódio foi indicado ao Emmy nas seguintes categorias: Atriz convidada em um programa de horário nobre (CCH Pounder, agente Kasdin); Roteiro (Chris Carter); Cinematografia

– Foi o primeiro episódio de The X-Files dirigido por Chris Carter.

– Primeira vez que vemos ao fim de um episódio a famosa frase ‘To be continued’.

Segue promo do próximo episódio e até a próxima!

Opiniões? Que tal uma nota para o episódio?

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER