Tiro, porrada e a volta de Johnny Depp em Aliança do Crime (2015)

Aliança do Crime retoma sensações que não aparecem há um certo tempo nos cinemas.

Se ninguém viu, então você não fez” — BULGER, Jimmy

Johnny Depp interpreta o mafioso irlandês James “Whitey” Bulger, que é convencido por seu amigo de infância e agente do FBI John Connolly (Joel Edgerton) a colaborar com o FBI para eliminarem um problema em comum: a máfia Italiana.

Essa aliança trouxe vantagens para Jimmy Bulger (como ele prefere ser chamado), que teve liberdade para praticar seus crimes impunemente por colaborar com o FBI, tornando-o um dos maiores e mais cruéis gangsteres de Boston. E para John Connolly, que tirou vantagens dos negócios do amigo e ganhou promoções dentro do FBI por desmantelar a máfia italiana.

Billy (Benedict Cumberbach) é irmão de Jimmy, presidente do senado de Massachusetts, que também cresceu com John e mantém, por incrível que pareça, uma relação apenas familiar com Jimmy, sendo totalmente alheio aos suspeitos trabalhos do irmão. Arco pouco explorado no filme.

Aliança do Crime

Connolly, Jimmy e Billy, formam uma relação digamos que de cumplicidade. Os três mantém uma conduta fiel às suas raízes; a amizade criada desde a infância não permite que suas escolhas diferentes os façam estranhos.

Com o passar do tempo, Jimmy ganha forças com a ajuda do amigo Connolly e se torna um criminoso impiedoso com os seus inimigos e possíveis delatores. A sua sede por controle de todas as atividades subversivas de seu território, faz com que ele chegue ao ponto de ajudar até o IRA (Exército Revolucionário Irlandês). A história tratada nessa cinebiografia é considerada como o maior escândalo do FBI.

Jimmy passeia por nuances de bondade e de muita crueldade, fazendo com que seja um papel muito complexo. Como um bom gangster, ele é querido pelas pessoas do bairro, é excepcional com a família e um zeloso pai. Também como um bom gangster, ele é cruel, frio e faz de tudo para que seus negócios não sejam ameaçados.

Apesar de não ser uma personagem de cara limpa e existir uma caracterização forte, não é tão caricata como nos outros filmes de Depp. Após os primeiros minutos, os antigos personagens do ator desaparecem e dão lugar para o rosto maltratado do mafioso, que sorri pouco e tem marcas de expressão claramente formadas por toda crueldade que já fez.

Com seu rosto cadavérico e muitas vezes com um semblante que permeia a loucura, esse pode ser o personagem que trará visibilidade de volta para Depp, possivelmente rendendo prêmios e reconhecimento ao ator por essa atuação, que serão merecidos.

Joel Edgerton tem seu destaque como o cúmplice que até é fiel o fim, e transforma Jimmy claramente em seu ídolo, mudando o perfil de seu personagem e transformando-o em um homem detestável, ambicioso, vaidoso e diretamente culpado por sua cumplicidade.

O restante do elenco é muito rico, deixando um pouco a desejar pela escolha de tantos atores com potencial que acabaram fazendo poucas participações relevantes. O filme cumpre o que promete, trazendo um thriller mafioso com todos os quesitos que o gênero pede: muita violência e a frieza em troca de poder do ser humano. Sentimos cheiro de Oscar.

Temos: Rory Cochrane como Steve Flemmi, o parceiro mais próximo de Jimmy no crime; Jesse Plemons como Kevin Weeks, o principal capanga de Jimmy e Kevin Bacon como o Agente Especial Encarregado do FBI, Charles McGuire.

Scott Cooper dirige Aliança do Crime a partir do roteiro de Mark Mallouk e Jez Butterworth, baseado no livro de Dick Lehr e Gerard O’Neill.

Aliança do Crime entra em cartaz dia 12 de novembro.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER