True Detective 2×04/05 — Down Will Come/Other Lives

Acontecimento bombástico dá outro fôlego a True Detective na segunda metade da temporada.

Fiz tudo que me mandaram, cara. O Exército, a polícia. (…) Ouço eles há tento tempo que não sei mais quem eu sou. — WOODRUGH, Paul
Você é um sobrevivente. O resto é poeira nos olhos. Livre-se dela, cara. — VELCORO, Ray

Finalmente o clímax da temporada aconteceu e True Detective levou a história a outro patamar e deu o espaço merecido ao desenvolvimento da trama principal. Porém, mais interessante do que a maravilhosa cena final de Down Will Come é analisar como a série chegou até àquele ponto.

Desde a primeira temporada tinha ficado clara a opção da série em manter o ritmo mais devagar para mergulhar fundo nos detalhes, seja dos personagens ou da própria história. Porém, os primeiros episódios da nova temporada não empolgaram tanto, já que não estava muito claro o rumo pretendido, uma vez que o assassinato de Caspere estava em segundo plano até então para dar espaço à história dos personagens.

E é aí que entra a importância da cena do tiroteio, pois precisou de uma grande ruptura — tanto psicológica quanto de narrativa para que enfim o crime investigado ganhasse mais tempo de tela. E isso fica muito claro no episódio Other Lives, que avança no tempo para mostrar as consequências do acontecimento para a vida de Velcoro, Woodrugh e Bezzerides e para a própria investigação.

True Detective

Se já havia desconfiança sobre a motivação do crime ser mais do que prostituição, tal dúvida foi sanada ao ficar cada vez mais claro o envolvimento de figurões como o psiquiatra de Caspere, o prefeito Chessani, além da corrupta polícia e de empresários querendo tirar vantagem nos negócios. E a caça ao HD com cenas de Catalast certamente será reveladora e servirá para manter Frank no âmago da investigação e não apenas lutando para recuperar seu dinheiro de volta, numa onda de justiceiro solitário.

Aliás, a revelação de que Frank manipulou Velcoro no caso do estupro da mulher também fará com que o vilão (se é que podemos chamá-lo assim) mantenha-se vivo na trama. Levando em consideração que Velcoro matou a pessoa errada por causa dele, boa coisa não vem aí!

Sobre o caso em si, além de toda a movimentação com a volta da investigação (agora com apoio da Procuradoria), o caso da menina desaparecida tratado lá no primeiro episódio encontrou a trama principal. O que se percebe é que agora todas as histórias paralelas estão se unindo para ter um desfecho comum. Resta apenas saber se o tal mexicano realmente teve envolvimento no caso ou foi apenas uma distração para afastar os detetives da verdade.

Agora que sabemos que os possíveis suspeitos têm relação com a comunidade do pai de Bezzerides, certamente teremos mais informações sobre esse plot, já que a característica de True Detective é não apresentar elementos que não sejam importantes em algum ponto da história. Além disso, os detetives parecem cada vez mais unidos, deixando de lado desconfianças e funcionando como verdadeiros parceiros, na investigação e em problemas pessoais.

Com o novo rumo, a série tem tudo para ser eletrizante até a seson finale. Quais as teorias de vocês e o que esperam que aconteça?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!