True Detective 2×08 — Omega Station (season finale)

Confissões, vinganças e despedidas na season finale de True Detective.

Uma virada aqui, outra ali, e continua por anos. Torna-se outra coisa. Sinto muito, sabe… Pelo homem que me tornei, pelo pai que fui. Espero que aprenda com isso. E espero que não tenha dúvidas do quanto eu te amo, filho. Você é melhor do que eu. Se eu tivesse sido mais forte, eu teria sido mais como você. Caramba, filho… Se qualquer um fosse mais forte, seria mais como você.” — VELCORO, Ray

Como já era esperado, um final feliz de conto-de-fadas passaria longe da season finale de True Detective levando em conta a trajetória da temporada até aqui. Porém, o impacto foi muito mais forte do que a série apresentou nos episódios anteriores.

No fim das contas, a investigação da morte de Caspere por Velcoro, Woodrugh e Bezzerides foi uma armação para desviar o foco do envolvimento dos policiais. Mesmo não tendo sido os responsáveis pelo assassinato, era preciso conter a história e manipular o resultado do que era investigado. Porém, por pior que o mundo seja em True Detective, nada para até que se tenha chegado ao fim do poço.

E foi o que aconteceu com Velcoro. A morte dele já era algo imaginável, mas a forma como foi — sem nem mesmo conseguir mandar uma última mensagem ao filho (que, no fim, era dele mesmo) e sabendo que não veria mais Bezzerides — levou o acontecimento a um outro nível. O fim de Ray foi triste, assim como sua alma já o era há muito tempo. Mas, mais uma vez, ele salvou a vida de Ani.

True Detective

Frank teve um desfecho parecido. A jornada de autodestruição do vilão (que não era o verdadeiro vilão da história) já vinha se desenrolando há alguns episódios e era difícil imaginar que ele conseguiria sair impune, não quando foi manipulado durante todo o tempo sem nem mesmo perceber. Como disse na review passada, a derrocada dele já estava acontecendo muito antes do assassinato de Caspere e o sumiço do dinheiro. E, assim como Ray, ele cumpriu sua “missão” ao conseguir preservar a vida da mulher.

Já Paul foi o único que teve a memória preservada após a morte. A verdade é que ele era mesmo o mais íntegro deles e não merecia o fim que teve. Se teve algo de positivo na trama foi Woodrugh ter morrido como o bom homem que ele tentava ser.

Levando em consideração o cenário pintado por True Detective, não era de se esperar que víssemos todo o escândalo exposto. Pelo contrário, Tony Chessani chegou ao poder com Burris ao seu lado. Ficou para o telespectador apenas a promessa de um dia a história chegar ao público.

E a frase promocional da série, “Nós temos o mundo que merecemos”, fez todo o sentido. Nada do que aconteceu na vida desses personagens e da cidade foi à toa ou surgiu do nada; tudo foi uma construção baseada nos interesses próprios, na ganância e na manipulação. E um mundo tão cruel faz suas vítimas, é claro, mas também há quem entre de cabeça na escuridão em busca da luz. Contraditório, assim como a vida que a série nos apresentou.

De legado a série deixa a força das mulheres que sobreviveram. De ponto negativo o total esquecimento do pai e irmã de Bezzerides, que davam a impressão de que teriam uma participação mais ativa. Avaliando a temporada como um todo, pode-se dizer que o saldo foi positivo, mas a temporada passou longe de empolgar como era esperado.

E vocês, o que acharam da season finale e da temporada?

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Será que a Elsa se assumiu lésbica cantando e ninguém percebeu?

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

Viajamos no verdadeiro trem do Harry Potter! Na vira real!!! Veja como foi a experiência neste vídeo.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER