TWD 2×12 — Better Angels

Não estamos acabados. Vamos mostrar que ele estava errado. Daqui pra frente, vamos fazer do jeito dele. É assim que vamos homenagear Dale.” — Rick

Quando você se compromete a produzir uma série em que o foco são as relações dos personagens, a obrigação máxima é fazê-los profundos e com personalidade. Só assim nós, espectadores, podemos nos conectar de alguma forma com eles.

A primeira parte da segunda temporada de The Walking Dead foi absolutamente insossa justamente por causa disso. Ainda não sabíamos direito quem era aquele grupo de sobreviventes e nem a que vieram, porque os personagens não estavam desenvolvidos. Essa situação foi mudando aos poucos, a passos bem lentos, é verdade, mas nada do que aconteceu no episódio dessa semana teria surtido efeito caso os personagens ainda fossem rasos.

Better Angels conseguiu trazer à luz todas as emoções que antes éramos obrigados a descobrir. Embora o episódio tenha começado forçando emoções pela morte de Dale, não há como não ter se impactado com os acontecimentos dele. Não só pela tão aguardada morte de Shane (pra quem lê as HQs), mas também a cena entre Gleen e Andrea consertando o trailer de Dale e a discussão final entre Shane e Rick. Absolutamente, todos os elementos do episódio foram costurados para funcionar sem falhas.

Diferente da inércia e estagnação dos episódios anteriores, pudemos ver os personagens fazendo algo além de viver suas vidas miseráveis na fazenda. O que pude perceber é que tivemos um episódio bem dosado e mais visual. Pouca conversa e mais ação. O clima de fim de temporada me faz pensar o que o próximo episódio, o último, trará de bom. É preciso muito pra superar o que aconteceu neste. Minhas apostas estão em uma grande invasão de zumbis — que ficou bem clara no fim do episódio — e a partida de todo o grupo para outro lugar. Duvido que a fazenda fique em pé depois da horda de zumbis que se aproxima.

A morte de Shane simboliza algo mais do que a partida do personagem. Ao mesmo tempo em que ele deu adeus a esse mundo, os zumbis magicamente surgiram em quantidade absurda nos arredores da fazenda de Hershel. Gosto de interpretar isso como um recesso no drama e um foco maior em ação para a próxima temporada. Sou ingênuo em pensar nisso?

Há muito que discutir sobre a postura de Rick na briga com Shane. Não havia outra opção ou ele simplesmente foi o covarde de costume? O próprio Shane ressaltou a falta de prioridade do líder do grupo. Uma questão muito bem levantada.

Há muito tempo que Rick deveria ter deixado o posto por não saber lidar com o cargo. Me pergunto se alguém o colocará contra a parede, com uma abordagem bem menos ríspida que a de Shane. A questão aqui é convencê-lo de que ele é um inútil para o grupo.

Não poderia deixar de comentar a grande descoberta do episódio. Agora eles sabem que você não precisa ser mordido para virar um zumbi. Basta morrer. Também penso que essa seria uma boa abordagem para a próxima temporada. Seria bom ver os personagens tentando descobrir o que aconteceu. Seria bom também vermos alguns flashbacks do momento em que o mundo começava a ruir. A cena em que Lori conversa om Shane cabia muito bem uma dessas.

Apesar de preferir alguns acontecimentos da HQ, ficou claro para mim que o distanciamento da série será cada vez maior. Isso não é de forma alguma ruim. Este episódio e Daryl provam que a equipe sabe bem como criar elementos para a série.

Mesmo este não sendo o último episódio, já temos conteúdo suficiente pra pensarmos no próximo ano. Eu realmente espero que a série não sofra outra rasteira da AMC e tenha o orçamento cortado. É realmente difícil engolir uma temporada inteira vendo a série prejudicada com a falta de dinheiro, se recuperando apenas nos episódios finais. Mas isso a gente só verá em outubro.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER