TWD 3×12 — Clear

Vocês serão mortos, por dentes ou por armas” — Morgan

Uma pausa para rever e enterrar o passado. Em Clear, Rick, Carl e Michonne fazem uma viagem à cidade onde a série começou: na região metropolitana de Atlanta. Ao confrontar o passado, os prédios da cidade, os locais que eles frequentavam e até mesmo a possibilidade de ir a casa onde Rick e Lori estavam construindo sua família na era pré-apocalipse zumbi, o publico é trazido a uma nostalgia poucas vezes vista na série.

E porque levar Michonne? Ainda tenho as minhas duvidas se o motivo de Rick foi mesmo não deixar Michonne junto à Merle na prisão ou se ele queria testa-la de alguma forma, ver até onde iria a confiança da Ninja de Ébano. Grata surpresa, e apesar da situação muito mais complexa que eles encontraram, Michonne prova que é capaz de fazer parte do grupo da prisão, que deixou as suas desconfianças de lado e passou a ter segurança no grupo que à acolhe cada dia mais.

E olha como as coisas são instintivas no caso de Michonne: ela sentiu repudia do governador assim que entrou em Woodbury, ela sabia que havia algo errado no ar e não se deixou iludir pela aparente segurança do lugar. Em contraponto, ela já poderia ter ido embora da prisão, mas não o fez: aguardou o momento certo para se mostrar confiável, para fazer parte daquela nova família.

TWD 3x12 Rick

O encontro de Rick com Morgan é bastante emocionante. Morgan foi o responsável por colocar Rick nos eixos, para que fosse possível que nosso protagonista iniciasse sua saga rumo ao encontro de Lori e Carl. Porém, o mesmo cara que deu á Rick esse empurrão, crucial para o desenrolar da trama de The Walking Dead, um ano depois se encontra mais perturbado que o próprio Rick. Ele viu em Morgan como ele poderia ter ficado se não tivesse tomado às decisões corretas: juntado um grupo coeso (deixado Merle para trás), preparado o filho para as necessidades do mundo (sim, tudo que Carl fez até agora foi por necessidade) e sair da estrada em busca de um lugar seguro (Primeiro o CDC, depois a fazenda de Hershel e agora a prisão).

Acredito que o Governador é uma pedra no caminho de Rick e seu grupo no encontro do lugar perfeito. Mas sempre surgirão “governadores” dispostos a dominar as pessoas e os locais, essa é uma lei humana, a lei do mais forte. Ou Rick (ou outro membro do grupo) começa a pensar como predador ou seu grupo vai ser engolido por outro.

O episodio expos um pouco do lado infantil de Carl. Após vários episódios em que ele vem se portando como adulto, neste nós vimos um irmão mais velho querendo cuidar da irmã mais nova. A busca por provavelmente a última foto conhecida de Lori fez com ele se arriscasse a entrar em uma loja de doces infestada de zumbis. Mas sempre com o peso da responsabilidade nos ombros. Ele já carrega a responsabilidade, não é uma criança de seus 9, 10 anos que está apenas preocupado em brincar, fazer o dever de casa e jogar bola. Ele carrega uma arma na cintura, é um cowboy da era Pós Apocalipse Zumbi.

Alguns pontos vem me chamando a atenção e neste episódio ficam bem evidentes:

TWD 3x12

1. Não existe mais medo, por conta dos vivos, de hordas de zumbis. Os personagens tem a consciência que são mais fortes que os zumbis e que podem matá-los. Já que foi um episódio para rever o passado, lembram como era a reação do grupo toda vez que avistava um zumbi? Pânico, medo da morte, sensação de impotência. Esses sentimentos não existem mais. Os vivos estão adaptados para a vida junto aos errantes. E como bons seres humanos que são, estão na busca de uma maneira de controla-los.

2. Não só Rick está tendo alucinações. Morgan perdeu o senso de realidade por ter sofrido um grave trauma (o assassinato do filho Duane pela esposa, já transformada em zumbi). Ele se refugia no alto de um prédio do governo, cheio de armadilhas contra os errantes, mas espera mesmo pela morte. Por não ter coragem (ou até por uma convicção religiosa, sabe-se lá) ele não se matou. Michonne convive a mais tempo com as alucinações, e aprendeu a distinguir a realidade das visões. Rick está no processo de distinção.

3. Ajudem-me, amigos, vocês já viram na série os zumbis se alimentando de animais? As armadilhas de Morgan com ratos foram bastante eficazes para afastar os zumbis deles.

4. A frieza com o os três tratam o cara que pede socorro na estrada é desconcertante.

Foi um interessante episodio da série, preparatório para uma guerra que se aproxima, já no próximo episódio, Arrow on the Doorpost. Fiquem com o promo e até a próxima semana.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Será que a Elsa se assumiu lésbica cantando e ninguém percebeu?

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

Viajamos no verdadeiro trem do Harry Potter! Na vira real!!! Veja como foi a experiência neste vídeo.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER