TWD 3×14 — Prey

Eu tenho que matá-lo” — Andrea

Esperávamos a guerra neste episódio, mas o que vimos foram as articulações que a guerra traz. Busquemos na história do Brasil a Inconfidência Mineira, conflito ideológico que nunca chegou às vias de fato. Esta se caracterizou por ser uma tentativa separatista da província de Minas Gerais da coroa da Portugal. O que mais chama a atenção no episódio histórico até hoje são as conspirações que aconteceram, na qual se incluíam importantes personagens da história do Brasil, como Tiradentes e os poetas inconfidentes.

O que incomoda um pouco é o fato de que se os três últimos episódios fossem condensados em um só seria um excelente episódio, mas a série optou por diluir a história em três episódios medianos e, por consequência, perdeu um pouco do brilho e da dinâmica característica de TWD. Longe de mim falar que foi um episódio ruim, mas poderia ser melhor.

TWD 3x14 Prey

A sensação que fica é que TWD busca focar no que pode ser uma guerra que não acontecerá, ao invés de apresentar o desenrolar do conflito. Traições, conspirações, acordos que não se tem a intenção de cumprir, todos estes elementos aproximam a Conjuração Mineira do conflito pós-apocalipse zumbi. O governador é um cara que apresenta uma riqueza de nuances históricas que poucas vezes se viu na TV. Ora ele é Nero, ora ele é Hitler, ora brinca de Clint Eastwood.

Para este episódio, ele vestiu a fantasia de Josef Mengele e provou que, com ele, o buraco é sempre mais embaixo. Torturador, uma máscara que ele já havia começado a mostrar quando do sequestro de Glenn e Maggie, agora surge com força total e requintes de crueldade. Impossível não comparar Woodbury à Briarcliff. Um louco no comando os dois lugares têm. Experiências macabras, check! Tortura, check!

Já era de se esperar que Milton fosse agir em algum momento. E parece que foi ele o mentor do incêndio aos errantes que estavam presos, reservados para ser parte do Cavalo de Tróia que o governador enviaria à prisão. E falando em prisão… (não fizeram falta alguma ao episódio).

A fuga de Andrea de Woodbury se deu tarde demais. Michonne já tinha percebido tudo que ela percebeu semanas depois em 5 minutos. Andrea não confiou nos instintos da Ninja de Ébano e se deliciou pelos encantos e pela aparente segurança da cidade e se deu mal. E o grupo de Tyreese está caindo no mesmo conto do vigário. É como se fosse um ciclo: o governador deve sempre acolher pessoas na cidade (mesmo porque ele precisa manter um número de moradores fixos, se não perde a mão de obra) e se alimenta desse jogo de poder e da fragilidade das pessoas para criar o mito de O Governador.

TWD 3x14 Prey Phillip

Como franca protagonista do episódio (e merecia), Andrea passou por três momentos dignos de uma heroína clássica em Prey: foi atacada pelos errantes na beira da estrada e quase foi mordida; usou de errantes (tática de Phillip) para atacar o governador dentro do galpão abandonado e foi presa na cadeira de tortura, quando estávamos achando que sua chegada à prisão era certa.

O circo, que já estava armado, continua armado. Será que a série vai nos apresentar mais um episódio de enrolação (This Sorrowful Life) e esperar para que a season finale (Welcome to the Tombs) seja bombástica? Alguém que é conhecedor dos quadrinhos pode dizer onde (ou o quê) é Tombs, do título do episódio 16? Segue o promo do próximo e até a semana que vem!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER