TWD 3×15 — This Sorrowful Life

Você está conosco” — Carol
“- Claro” — Merle
“- Naõ estou falando de estar no mesmo lugar. Você está conosco?” — Carol
“- Estou aqui pelo meu irmão” — Merle

O personagem mais hesitante da ficção, Rick, desencadeia mais uma vez todo este episódio sem que ele necessariamente participe da ação. Essa é a grande magia de The Walking Dead: os personagens são muito bem amarrados, e as tramas nunca se tornam paralelas verdadeiramente, e sim complementares.

Merle ganha uma história que o traz para o centro das atenções ao assumir de vez o papel de vilão da guerra. Os motivos do big brother de Daryl são desconhecidos até o final, imprevisível e surpreendente. Pois eu esperaria que ele tivesse uma atitude egoísta e delatora, como sugeriu sua natureza ao longo desta temporada, um verdadeiro jagunço do governador. Mas ao encontrar o irmão e reviver as experiências de família (perdidas em meio a tantos errantes e assassinatos) ele, ao seu jeito, claro, escolhe que na hora do aperto fala mais alto a família.

TWD 3x15

Ao fazer esta escolha, ele irrita profundamente o governador, que está usando de cada pequeno “erro” moral do grupo da prisão para justificar seus ataques. O cara é um dos maiores estrategistas que já se viu na ficção, um Napoleão Bonaparte do apocalipse zumbi, que para ir atrás da vingança (Michonne ter matado a errante que era filha dele) e para calar os inimigos com a guerra, convence seu povo, os Woodburianos que o grupo da prisão é uma ameaça.

Eu acreditaria, se não estive no centro das conspirações de poder: o grupo atacou a cidade, sem aparente motivo; O governador disse que eles são perigosos e que estão muito bem armados; eles foram “vitimas” da emboscada no local onde era para ser selado o acordo entre as cidades; o governador diz ter um pé atrás com o líder do outro grupo. Há motivos suficientes para temer um ataque do grupo da prisão ao oásis de felicidade em meio a nova ordem zumbi mundial.

Assim, Phillip armou uma guerra que ele quer vencer pessoalmente. Ele motivou todos os outros moradores da cidade usando do medo de perderem a estabilidade que Woodbury oferece. Ele joga com as pessoas com muita habilidade. A Rick, forçou uma situação que jamais pensou em cumprir; a Andrea, manipulou-a até quando ela conseguiu enxergar as armações por trás das palavras; ao povo de Woodbury usa como mão de obra e exército. Um ditador nato.

Já o que foi surpreendente em Merle foi justamente enxergar o oposto: a humanidade por trás da carapuça de carrasco. Ao escolher se sacrificar pela família, um ato altruísta, pois tenho certeza que ele sabia que não voltaria vivo, ele pensou em proteger o irmão e também o grupo da prisão, pelo qual tem afeição. E que estratégia inteligente; usar de uma arma do governador contra ele, a distração com os errantes para conseguiu eliminar alguns inimigos. E como o Flautista de Hamelin, ele faz com que os errantes o siga até o local do “acordo”, muito bom!

TWD 3x15 Michonne

Esta atitude teve consequências opostas nos dois lados: enquanto Rick quer que seja democrática a decisão de ir à guerra ou fugir, Phillip tem a certeza de que é hora de atacar o grupo da prisão com força máxima. É o que está guardado para a season finale, o episódio Welcome to the Tombs. Me perdoem meus amigos se estou incorrendo em erro com os quadrinhos, mas estou especulando onde seriam as tumbas. Neste episódio, Merle atrai Michonne para um local, acredito que abaixo da prisão mesmo, que ela se refere como tumbas. Será que a saída para o povo da prisão é se enclausurar nas tumbas abaixo da prisão? Será que essa vai ser a estratégia que eles adotarão? Ou Tombs é um outro local na mitologia de The Walking Dead?

Só nos resta aguardar. Domingo a terceira e melhor (na minha opinião) temporada da série chega ao fim, com um muito aguardado episódio. Deixo com vocês o promo e até lá!

P.S: E Andrea, gente? Vai ser morta ou usada como moeda de troca?

P.S.1: Gostaria de ver de Tyreese nessa season finale e também nas outras temporadas, ele ainda não disse ao que veio.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER