TWD 5×12 — Remember

Bem vindos à Alexandria” — Marido de Jessie

Provavelmente Remember é uma reviravolta total na série, no que diz respeito a dinâmica, prioridades e subtramas. Este episódio subverte a ordem natural instaurada, a sobrevivência, e lembra aos personagens que ainda são seres humanos aptos a conviver em sociedade.

E isso está em todas as ações do episódio. No simples banho e barba que Rick fez (uma salva de palmas para ele!!!!!) até na retomada de tarefas domésticas que ficaram esquecidas, impossíveis ou desnecessárias. Estar apresentável é uma alegoria para retornar-se ao ser social. Para que preocupar-se em como o outro, quase sempre um errante, vai ver você, se, além de irracional, ele é o inimigo? Para que preocupar-se com vaidade se a fome e o perigo vem antes de qualquer coisa que você faz na vida? Viver assim, sobreviver assim, realmente estava tomando mais da energia de todos que eles poderiam dar. Talvez a segurança dos muros com placas de aço (que, olha, esperava que fossem mais grossas…) deixe-os livre para exercer a cidadania.

Como ser cidadão em um mundo que não está preparado para estes? A epidemia zumbi dizimou, além de milhões de pessoas, o imaginário do ser humano. Sonhar, planejar, conviver, envelhecer tornaram-se tarefas árduas demais, e adaptar-se a isso levaria pelo menos uma geração. Dai vem o sentido na fala de Carl, quando diz que os moradores de Alexandria são fracos. Como ele adolesceu num meio de sobreviventes, aqueles que tem outras prioridades que não matar um dragão por dia são fracos, não conseguem viver na cova dos leões. Mas cá para nós: quem vive hoje de plantar e colher o próprio alimento aqui, na comunidade dos internautas viciados em informação?

TWD 5x12

Assim, o mundo se apresenta novamente com energia elétrica e outras mil possibilidades de uma vida moderna. Organização, trabalho, hierarquia social são coisas que estavam se perdendo, ou se invertendo, para os moradores de fora de Alexandria. E só de vislumbrar a possibilidade de resgatar valores fez Michonne usar laranja! Fez de Carol uma housewive perfeita (e quem curte Desperate Housewives sabe que isso não é sinônimo de mulher submissa).

Será interessante ver, daqui para frente, qual a relação deste grupo intrigante que se junta aos moradores de Alexandria. E fomos apresentados a uma sociedade americana praticamente completa: a líder populista, a adolescente rebelde, o babaca que se acha o maioral, a girl next door, e ainda acredito que muitos esteriótipos serão explorados naquele nicho. E a relação deles com Rick e os demais é o que vai impulsionar a série daqui por diante, espero.

Mas então, porque a não adaptação de Daryl a este mundo? O bad boy teria um terreno fértil para explorar e até se daria bem. Depois da morte de Merle, Daryl escolheu esconder sua dor com seu novo modo de vida. Voltar a sociedade é encarrar de frente a falta que o irmão faz. Ele perdeu as esperanças de ter novamente uma vida “normal”, e há nele uma necessidade de ser animal, é o que o mantem vivo. Será que ele vai aceitar resgatar seu lado sociável? Será que ele quer? Será que ele tem chances de voltar a conviver com regras, horários e toda chatice da vida urbana? Afinal, ser um homem das cavernas dá trabalho, mas preenche todo o tempo, evitando de pensar em frivolidades da vida humana.

Faz todo sentido Remember entrar agora na série. Depois de tanto calejar-se nesse mundo, um refresco é bem vindo, um banho e um teto para dormir. Mas não se enganem: não será da noite para o dia que eles irão estar completamente a vontade em Alexandria, se é que um dia Daryl estará (pelo menos toma um banho e lava seu cabelo ensebado, por favor?). É o momento de TWD se reinventar, voltar a ser a grande série que está destinada a ser. Talvez até veremos menos errantes de agora em diante, mas como esta temporada já provou, a cada aparição de um é excepcionalmente diferente (vide a cena do zumbi perdendo a pela nas mãos daquele menina que nem sei o nome).

O próximo episódio Forget continuará o período de adaptação do grupo. Fiquem com a promo e até lá.

P.S: Esperem agora por um grande episódio somente no finale, ok?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER