Tweeta que a audiência sobe!

Chega de mimimi dizendo que os comentários das redes sociais não influenciam na audiência de um programa. Até mesmo a Shonda Brasileira (Glória PerezzZzz) deixou os capítulos de Salve Jorge de lado para comentar a novela em tempo real com os espectadores no Twitter. Tá certo que o feedback da trama das oito soa mais como assistir Monty Python bêbado e com o smathphone na mão. Porém, além dos cases, das análises e dos exemplos bem sucedidos, agora nós temos números que provam por A + B que o buzz das redes sociais dita, e muito, os índices de audiência.

Em parceira com o SocialGuide a Nielsen realizou uma pesquisa que além de mostrar a correlação do buzz com o aumento da audiência, também prova que os novos hábitos do espectador não são mais uma mera causalidade. Entre o público de 18 a 34 anos, durante a estreia o aumento de 8,4% nas menções no Twitter correspondem ao aumento de 1% na audiência do programa. Na mid season os números impressionam, 8,4% do buzz positivo é revertido no aumento de 1% na audiência.

Os comentários dos espectadores ultrapassam o sofá e ganham inúmeros interlocutores. Personagens ganham vida nas redes sociais e espectadores mostram, em tempo real, suas impressões. A Social TV vai além de tweets e postagens no Facebook e reflete os novos hábitos do público.

#ForeverAlone

Existe coisa mais depressiva que terminar de assistir uma season finale super emocionante e não ter que quem comentar?! Com a adoção da segunda tela os fãs sempre estão acompanhados, seja por seus amigos no Facebook, seguidores no Twitter ou até pessoas de várias partes do mundo, mas que estão unidas por uma hashtag. Comentar enquanto assiste faz o episódio ficar mais dinâmico.

# Voyeur

Não tem jeito, por mais que você ame a série e tenha uma opinião irredutível sobre ela, seu lado voyeur te domina. A impressão dos outros sobre o que você assiste pode até não importar, mas desperta a sua curiosidade. Ou vai dizer que você nunca acompanhou um programa pelo Twitter ou visitou aquele perfil ‘x’ para ler os comentários?

#Who’stheBoss?

Quem já passou por isso sabe como essa sensação é boa! Você indica uma série para o seu amigo e ele se vicia perdidamente. Pois, um dos motivos para os espectadores postarem suas impressões sobre os programas que assistem é o desejo de influenciar os outros; e funciona. De acordo com o Hollywood Reporter, três a cada dez pessoas decidiram assistir algo por causa do que leram nas redes sociais.

#EuGoogle

Somos viciados em informação, prova disso são os favoritos do seu computador ou Twitter que nesse momento devem estar lotados de textos, vídeos e blá, blá, blá para você olhar ‘quando tiver tempo’. A Social TV também é sinônimo de informação, muitos usuários acessam as redes sociais em busca de conteúdo extra sobre suas séries preferidas.

Por isso, da próxima vez que ver a Tia Glória PereZzZzz explicando os capítulos, comentando as cenas ou chamando os espectadores de recalcados, lembre-se que a Social TV vai além — muito além — da social media. O buzz reflete o novo comportamento do espectador e altera de fato a audiência. Vivemos na Era da TV em duas telas!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Será que a Elsa se assumiu lésbica cantando e ninguém percebeu?

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

Viajamos no verdadeiro trem do Harry Potter! Na vira real!!! Veja como foi a experiência neste vídeo.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER