Tyrant 1×10 — Gone fishing (Season Finale)

Presunçoso é você achar que pode tornar Abbudin uma democracia da noite pro dia”. — EXLEY, Lea.

Um segredo entre dois não é um segredo. Por mais clichê que a afirmação possa parecer, ela tem a sua veracidade. No fim das contas, alguém sempre irá trair a confiança do outro. Ainda mais quando há tanta coisa envolvida, como é o governo de um país.

E, mais que isso, os Estados Unidos nunca estão realmente interessados na democracia; interessam-lhes apenas a aparência da democracia. Não importa quem seja o líder, desde que cumpra o papel esperado.

Desde o início, Bassam sabia que seu plano era muito arriscado. Dar um golpe de estado não tão simples assim e envolvem muitas pessoas. As chances de dar errado eram muito maiores do que dar certo. E acabou vencendo a probabilidade maior.

Tyrant 1x10

Quando Jamal propôs a pescaria com seu irmão, o espectador pensou que era apenas uma tentativa de estreitar os laços familiares rompidos há vinte anos quando Bassam partiu para os Estados Unidos, renegando sua família. E durante toda a situação, Jamal queria uma relação honesta, sem segredos.

Ainda sem muita utilidade dentro da série, Jenna serviu apenas para arrastar a sobrinha para fazer compras em um shopping e atrasar o embarque da família para fora de Abbudin. Nesse momento, Tyrant já dava indícios que o plano não iria sair conforme o planejado. Apesar de esperar que algo acontecesse com as duas, tudo mostrou ser apenas um embuste para tirar o foco do principal.

Apesar de sua instabilidade emocional, de uma única coisa o espectador pode ter certeza a respeito de Jamal: o amor dele pelo irmão. Quando declara a Bassam ser conhecedor da traição, ele diz que teria dado a presidência se o irmão tivesse pedido. E isso é a mais pura verdade. Bassam tentou ir pelo caminho mais complicado o que um simples pedido teria resolvido.

É desprezível ver Tariq voltando ao cargo com toda a sua arrogância e ainda comandando o fuzilamento dos traidores. Como ele mesmo havia dito na prisão, conseguiu ver Bassam onde queria. É um ser humano da pior espécie e que continua orquestrando grandes banhos de sangue para permanecer no poder.

Leila também não é diferente do tio do marido. A mágoa por ter sido abandona por Bassam há vinte anos persiste até os dias atuais. Por mais que ela tenha afirmado que superou a dor de amor, é evidente que isso é somente da boca para fora. Sua insistência em fazer o marido executar o traidor demonstra o quanto a presença de Bassam ainda a perturba.

Hakim, o delator de plano, teve o fim que merecia. Covardemente, contou todo o plano para Jamal na intenção de ser poupado. Será que ele acreditou nessa hipótese? Será que ele esperava misericórdia do homem que estuprou a nora na noite do casamento? Ingenuidade demais.

Nessa história toda, dá pra sentir a dor de Molly. Ainda que ela tenha decidido a não compactuar com o marido, o amor fala mais alto. O choro de Molly abraçada a Tucker foi a prova cabal do quanto ela está ao lado do marido.

Bassam sabia dos riscos. A cena que encerra a temporada é de uma beleza ímpar. Sua sentença de morte acabou de ser proferida e ele está contra a luz, como o salvador. Pena que a espera será longa até a segunda temporada para se descobrir como tudo continuará e se a democracia, de fato, chegará em Abbudin.

Tyrant cumpriu muito bem o que prometeu nesses dez episódios. Entregou drama e suspense na medida exata. Em um tom quase novelístico, apresentou a trama dos Al-Fayeed e de todo o povo de Abbudin. Ainda há muito a ser explorado. Uma segunda temporada será realmente bem vinda. Até lá, pessoal!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER