Tyrant 2×04 — A house built on sand

Dois novos personagens são introduzidos em “A house built on sand” trazendo novos conflios em Tyrant

Incrível quão rápido aprendemos a viver como ratos” — NADAL, Samira.

Até que ponto o desejo por justiça é válido? Quando ele começa a se transformar em vingança? Usar o velho artifício maquiavélico no qual o fim justificam os meios é a maneira mais rápida de validar comportamentos violentos e perniciosos. E é o que mais se enxerga quando o que está em jogo é o poder.

Em “A house built on sand”, Tyrant introduz dois novos personagens. Ambos contribuem para atenuarem alguns conflitos já existentes na série e justificar a natureza novelística que a série apresenta desde sua estreia.

No melhor estilo mexicano, Jamal descobre que tem um filho, fruto de um amor antigo com uma mulher do núcleo Rashid, grandes inimigos dos Al-Faayed. Rami Said não é qualquer um; é um general condecorado das Forças de Paz da ONU.

A built on sand

É sintomático colocar esse personagem com essa formação militar. Afinal, Abbudin atravessa um período de falsa paz, adquirido após o ataque químico promovido por Jamal. Rami é inteligente e revela ao pai o que todos os que assistem à série pensam: o presidente é alguém bem diferente do que se imaginava.

Outro detalhe incrível é a introdução de Rami justamente quando Ahmed enfrenta dificuldades em lidar com os acordos fechados com os chineses e quando Nusrat faz um ultrassom para verificar o futuro rebento dos Al-Faayed. De um lado, mostra o quando Ahmed é imaturo em contraponto com Rami. De outro, aponta para o que ainda virá. Lembrando que ainda paira uma dúvida a respeito da paternidade desse bebê.

O outro personagem é Abud Omar, da Síria, que surge para dar uma nova direção às lutas de Ihab Rashid na libertação de Abbudin. E é justamente aqui que se encontra a ideia de liberdade a qualquer custo, sacrificando vidas inocentes em nome de um bem maior. Omar é o tipo de pessoa que conquista a paz em cima de um desenfreado derramamento de sangue.

Samira é a mais afetada por esse raciocínio e acaba convencendo Ihab entra nesse jogo sanguinolento. Não se alcança a paz coma guerra, mas isso pouco importa para quem enxerga na justiça uma forma eficiente de vingança. Resta saber o que eles pretendem atacando o comboio que levaria Daliyah para aprender mais sobre energia solar.

Bassam está bem adaptado ao seu novo lar. Os avanços narrativos para o personagem ainda estão restritos ao âmago dele. A maneira como ele lida com os problemas da vila e com o pequeno Gahil são um paralelo para o que ele irá enfrentar em breve com seu filho e sua esposa retornando a Abbudin.

Aliás, é impressionante como o dinheiro tem um poder corrompedor. Mesmo tendo prometido jamais retornarem ao país que dizimou a vida familiar, Sammy está mais interessado no dinheiro e isso não é de se surpreender. Fica a expectativa sobre o que acontecerá quando retornar. Será que ele vai se reencontrar com o affair de outrora? Que tipo de recepção esperará encontrar?

Enquanto isso, Molly está cada vez mais atrelada a Jimmy. Não que isso seja todo errado, afinal, ela acredita que o marido esteja morto. Porém, ainda fica a esperança que ela descubra que Bassam permanece vivo. Com o retorno dela a Abbudin, isso não está muito longe de acontecer.

Tyrant continua o seu crescente, despertando um bom interesse e armando lentamente o jogo para o xeque mate. A metáfora com o xadrez lá no primeiro episódio continua sendo utilizada mesmo que de maneira implícita.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER