Tyrant 3×09 — How to live

How to live, penúltimo episódio da temporada, mostra as articulações do poder.

Eles não vão nos quebrar” — AL-YAZBEK, Daliyah.

Democracia é o governo do povo. A pólis grega com seus chefes e seu senado decidiam os melhores caminhos para o país. De lá pra cá, muitas nações acabaram adotando a democracia como forma de governo. No entanto, a linha que a separa da ditadura é muito tênue. Muitos líderes acabam desconsiderando o povo e governando para seus próprios interesses.

Desde o oitavo episódio, Tyrant passou a discutir a fragilidade da democracia. Bassam liderou a revolução que derrubou a ditadura imposta por seu pai e seu irmão por muitos anos. Tido como o grande herói de Abuddin, todos o saudavam como o presidente natural dessa nova Abuddin. Mas ele se recusou em favor de novas eleições.

O mais interessante é como How to live caminha para mostrar como o poder corrompe. De herói ao maior vilão da democracia, Bassam prova que consegue ser tão cruel quando seu pai ou seu irmão. Mandar prender todo mundo que discorda de seu ponto de vista acusando-os de traição é um exemplo do quanto sua mão é pesada.

A cena em que Halima tenta lembrar Bassam de seu passado heroico é emblemática.

Fauzi pode tornar-se o grande nome desse novo momento que Abuddin vive. Daliyah sabe disso e sabiamente mandou o ex-jornalista fugir quando soube que sua prisão fora decretada. Aliás, essa temporada tem sido praticamente de Daliyah. É impressionante como a personagem cresceu desde que surgiu como uma simplória beduína na temporada passada.

Agora, ela é uma mulher influente e que coloca seu coração pela causa. Em contraponto a ela, Molly transforma-se em alguém rancoroso e vingativo. Ela sabe que Daliyah é um perigo para seus planos de vingança contra Ihab, por exercer grande influência no coração de Bassam. O estratagema que ela bola para prender Daliyah é uma prova de fogo.

Laila continua sua redefinição dentro da série. Em nada lembra a submissa esposa de Jamal. Agora também se une àqueles que estão contra as atitudes de Bassam e lutando por uma Abuddin livre. Logicamente que seus interesses também são de ter o poder, mas a leitura que ela fez sobre o cunhado ser como todos os Al-Fayeed não estava errada.

Restando apenas um episódio para o fim da temporada, Tyrant caminha para a eclosão de duas guerras: uma interna e outra externa. Fiquem com as cenas do próximo e último episódio.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER