Um fenômeno chamado Pretty Little Liars

A Social TV é um fenômeno recente, por isso ainda é muito cedo para definir estratégias infalíveis e manuais de como engajar o espectador na second screen. Porém uma coisa é certa, a união de uma trama permeada de mistérios com o público jovem gera buzz instantaneamente. Mesmo com vários caminhos para se conquistar a audiência e os fãs, uma boa e intrigante trama é sempre eficaz.

Pretty Little Liars é uma das poucas pautas recorrentes dessa coluna, a trama da ABC Family a cada episódio se supera e mostra aos outros canais que é preciso ousar. Com o posto — invejado — de recordista da Social TV , webserie e ações transmídia, a série retornou do hiato mostrando que o público pode se preparar porque os mistérios de PLL irão muito além da TV.

Para voltar em grande estilo, a emissora decidiu unir o Twitter e o grande cliffhanger deixado em This is a Dark Ride. Durante a exibição do episódio She´s Better Now a personagem Mona tweetou pistas através de seu perfil @MonaVanderwaal. Os fãs tinham que juntar as peças da charada para desbloquear um vídeo inédito, com imagens que ajudam a desvendar alguns segredos.

Durante a exibição de She´s Better Now na TV americana, a personagem Mona tweetava pistas para os fãs.

Pois a combinação de uma trama cheia de enigmas e uma ação simultânea no Twitter gerou nada mais que 1,4 milhões de tweets. E as palavras mais usadas durante a exibição do episódio foram às relacionadas à Mona e seu perfil na rede social. O vídeo foi facilmente desbloqueado pelos espectadores e trouxe um novo quebra cabeça sobre a narrativa cheia de nuances da série.

Não tem jeito, a cada reestreia Pretty Little Liars mostra que para gerar comentários não é preciso popularidade e uma legião ensandecida de fãs. Mas a sagacidade de unir a história da TV com o buzz das redes sociais. Usar a personagem de maior enfoque — atualmente — da série para mandar pistas em tempo real para os fãs e no final ainda os recompensar por isso é um caminho extremante vitorioso.

Em meio às incertezas de um fenômeno midiático recente chamado Social TV, fica a prova de que o público já comenta as suas séries e programas favoritos nas redes sociais automaticamente, sem nenhum estímulo das emissoras (#OiOiOi). Mas quando o canal percebe o valor desses comentários e que o futuro da TV está em duas telas, um espectro de possibilidades de imersão e de novos arcos narrativos se abre. E quem sai ganhando é o público que tem a chance de mergulhar na história de uma maneira até então inédita.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Por essa a Ru Paul não esperava. Analisamos os piores looks da Mamma Ru, como bons guest judges.

Visitamos a Casa Warner com o tema Friends e mostramos tudo nesse vídeo.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER