Um fenômeno chamado Sai de Baixo

Um dos maiores fenômenos da TV brasileira estará de volta nesse domingo. O humorístico Sai de Baixo voltará a ser exibido na Rede Globo, o qual irão ao ar os quatro episódios especiais gravados no início do ano para o especial realizado no canal a cabo Viva em junho. Para que nem não se lembra, a atração foi exibida durante os anos de 1996 a 2002, e apesar das constantes alterações em suas últimas temporadas e da queda de audiência, continua marcada pelo público até os dias de hoje.

Esse retorno mostrará as mudanças que teve os personagens Vavá, Cassandra, Caco e Magda desde o final da série, e a surpresa do convite de um jantar no antigo apartamento no Arouche em que viveram durante anos. O que ninguém imagina é que a nova dona do imóvel seja ninguém menos que a icônica ex-empregada Neide Aparecida, abordando temas como a ascensão da classe C e as novas regulamentações envolvendo as empregadas domésticas.

Em prol desse grande retorno, nós do Manual Prático vamos analisar profundamente as principais causas desse grande fenômeno.

sai-de-baixo-elenco

Elenco

O primeiro e crucial fator de qualquer atração de sucesso na maioria das vezes é por conta de seu elenco, e com Sai de Baixo não foi diferente. Nomes de peso como Miguel Falabella, Luis Gustavo, Aracy Balabanian, Marisa Orth, Cláudia Jimenez, Tom Cavalcante, Márcia Cabrita entre outros, davam o melhor de si quando estavam em cena.

O entrosamento do elenco, principalmente entre os intérpretes de Caco Antibes e Cassandra eram evidentes. Essa química entre os atores consolidava ainda mais esse sucesso ano após ano, mesmo com as reformulações da composição que o humorístico foi sofrendo.

saidebaixo

Humor politicamente incorreto

Por ser exibido nas noites de domingo, os roteiristas do Sai de Baixo não tinham tanta preocupação em desenvolver uma história perfeita e redonda, muito pelo contrário. Uma das fórmulas que dava certo era exatamente seu humor ácido, com piadas afiadas e com plots retratando nitidamente a realidade brasileira.

Um dos focos era a questão da classe social, com a negação de Caco e Cassandra que tinham um padrão de vida elevado, mas que foram obrigados a lidar com uma nova realidade após o trambiqueiro ter perdido tudo. Outro tema em evidência durante o tempo que ficou no ar foi a corrupção, através das falcatruas descaradas que Caco Antibes arquitetava.

A aposta do humor politicamente incorreto deu tão certo, que conquistou o público de forma cativante.

Participações especiais

Com um elenco afiado, o Sai de Baixo também contava sempre com grandes participações especiais, evitando que o humorístico caísse naquele famoso “mais do mesmo”. Grandes nomes da TV, do teatro e da música participaram da atração durante o tempo que ficou no ar.

Artistas como Francisco Cuoco, Milton Nascimento, Elba Ramalho, Susana Vieira, Cláudia Raia, Nair Bello, Paulo Goulart entre outros, marcaram presença com personagens marcantes e plots incríveis.

sai-de-baixo-formato

Formato

Diferente das comédias tradicionais da TV no mundo todo, onde são gravadas em estúdio com ou sem platéia, a atração era produzida no teatro. Sai de Baixo foi gravado durante todo o tempo que esteve ao ar, inclusive nos quatro episódios especiais recentes, nas instalações do Teatro Procópio Ferreira, localizado na cidade de São Paulo, onde a história se passava.

A interação do elenco com a platéia, assim como os diversos momentos de improviso eram sem dúvida, os pontos fortes que evidenciaram ainda mais o seu sucesso. O formato de humorístico em teatro era febre nos anos 60, com A Família Trapo, grande clássico da TV Record, que serviu como inspiração.

sai-de-baixo-caco

Bordões

Uma maneira que a atração se aproximou ainda mais de seu público, foi através de seus lendários bordões. Frases, na maioria das vezes ditas por Caco Antibes, como “Eu tenho horror a pobre!”, “Cala a boca Magda!”, “Cabeção, jararaca e cascacu” são ditas até hoje pelas pessoas na rua. É incrível como tais citações se tornaram e ainda são tão populares, evidenciando ainda mais o humorístico durante todos esses anos.

Apesar de já exibido pela TV fechada, Sai de Baixo tem tudo para fazer sucesso nos próximos domingos que vem pela frente. É isso, e não se esqueçam do novo encontro marcado com essa família totalmente insana.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER