Uma nova forma de assistir DVD e Blu-ray

Ainda existem pessoas que insistem que a mídia física (especificamente DVD e Blu-ray) está com os dias contados. Mas verdade seja dita, ela ainda está vivíssima, e perpetuará por muito tempo ainda. A coluna de hoje não tem como objetivo enfatizar esse fato, mas sim de mostrar que, através dessas mídias, as plataformas de conteúdo interativo aumentaram consideravelmente.

Falo especificamente das cópias digitais, que têm adquirido um espaço cada vez maior dentro do mundo colecionístico. O fato é que assistir filmes, séries, novelas apenas na TV não é uma das formas mais usadas atualmente. Os mecanismos são vários: temos, além da famosa caixa preta, computador, tablet e o smartphone. Então realmente não há motivos a se restringir apenas à TV colada na sua parede ou na estante da sua casa. Seguindo esse raciocínio, as distribuidoras (e os estúdios) de DVD e Blu-ray ao redor do mundo sabem que se prender apenas a esse sistema é um terrível erro (A Amazon e suas produções originais está aí como prova).

Digital copy

Quem acompanha o trabalho que eu venho fazendo nessa coluna há mais de um ano sabe que seria incoerente da minha parte dizer que a cópia digital é a melhor opção para quem quer ter acesso a tal conteúdo, mas essa é sim uma expansão gigante feita pelo mercado. As cópias digitais têm sim que se aprimorarem, mas isso continua acontecendo, e muito. Prova disso é a atitude as Disney em retirar as cópias digitais das mídias físicas, como era feito até pouco tempo. Se não, qual o sentido? Hoje com um simples código você pode ter acesso àquele determinado filme ou série, sem precisar usar a mídia física.

Poucas lojas disponibilizam filmes e séries digitais, sejam comprados ou alugados. No Brasil, a Warner é a grande investidora nesse produto inteiramente digital. Ainda está fraco, mas vem progredindo a cada vez. Nos produtos Warner a cópia é representada da seguinte forma: você compra seu filme ou série (geralmente a cópia só vem no combo DVD mais Blu-ray mais Cópia digital), e você recebe um código, dentro da embalagem do produto, e com esse código você adquire sua cópia digital via download. Portanto, sim, para ter acesso à cópia digital é necessário conexão com a internet pelo menos para fazer o download do conteúdo.

Digital copy 2

A cópia digital tem sim suas desvantagens para o Brasil. Se você adquire, por exemplo, um filme em Blu-ray e recebe também a cópia digital, essa cópia virá com o áudio dublado, e não o original. Portanto, não há opção de idiomas. Nesse caso, a Warner agiu de acordo com a preferência da maioria: a dublagem. É por isso que as cópias digitais nas séries estão tão escassas por aqui.

Já investindo nesse plataforma há três anos, a Warner inovou e fez o que muitos colecionadores por aí mais esperavam: criou o catálogo virtual. Lá você pode montar sua coleção dos filmes, assim suas cópias digitais nunca estarão perdidas. A plataforma, chamada Cópia Digital 2.0 (DC 2.0) está disponível para iOS e Android, através do tablet ou smartphone, mas nesse sistema, a transmissão é via streaming.

Apesar de muita gente ainda torcer o nariz para esse novo mecanismo,a cópia digital é muito útil para quem acompanha seu conteúdo através de tablets, smartphones, e até mesmo ultrabooks sem leitor de CD, DVD e Blu-ray. Portanto, invistam, e deem uma chance à essa nova tecnologia sem fronteiras.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER