Under the Dome 1×07 — Imperfect Cicles

Desliga! Desliga! — Joe

Um dos episódios que mais avançou na mitologia da série agora (aliás, o que demonstrou que a série tem toda uma mitologia por trás do simples fato de uma redoma ter coberto Chester’s Mill) e por isso talvez o mais importante da série até agora.

Centrado na temática do poder, Imperfectes Cicles confirmou o que muitos personagens já vinham imaginando ser a redoma: algo de energia controlado por uma central inteligente (muito provavelmente de origem extraterrestre, já que não possuímos tal tecnologia na Terra). Norrie e Joe são as pessoas de dentro da redoma que possuem relação com a redoma controladora e com o ovo de urubu que esta dentro dela, que eu suponho ser o “cérebro” da redoma.

Como bolas de energia, e controlados por Inteligência Artificial (uma vez que não há uma forma de comunicação entre o lado de fora e o lado de dentro, acho eu) a redoma praticamente ganhou vida com essa descoberta. E se houver alguma forma de controlar a redoma por meio desta redominha? E se as redomas foram então antenas para comunicação extracorpórea, como uma amplificadora de subconsciência? Ou mesmo, os efeitos de ficar presos dentro da redoma levam a uma consciência coletiva dos habitantes, que são agora os fantoches nas mãos do ovo de urubu?

Under the Dome 1x07

Então o poder sobre a redoma é dela própria. Ou de alguma forma de vida alienígena. Mas em se tratando de poder, dentro da redoma tem poder quem detém a maior parte dos recursos (fala quem pode, obedece que tem juízo). Big Jim, muito acostumado a forma de poder que o dinheiro impõe, vive o revés de precisar de se submeter ao crivo de outra pessoa, aquele que guarda a chave para a sobrevivência: a água. Não é irônico como o autor faz uma metáfora do futuro nesse episódio?

Se no episódio anterior o autor buscou no passado uma analogia bíblica, neste episódio ele busca no que preveem os analistas ambientais sobre o futuro: quem deter água será o mais poderoso. Hoje a escassez deste recurso é mais sentida nos países desérticos, como no Oriente Médio e na África Setentrional. Com o aumento da poluição e do uso desordenado, este recurso deve se tornar o mais importante num futuro próximo. Terá poder quem tem mais água.

No caso de nossa cidade, Ollie guarda o único poço capaz de abastecer a cidade toda, e usa disso para impor o seu poder. Mas como no Velho Oeste, Big Jim prefere tratar o caso de roubo de seus bens na velha jogada do Olho no Olho, Dente por Dente. E por não ter deixado barato, muito provavelmente veremos ele no comando da cidade novamente.

Enquanto isso, Junior mostra que aprendeu bem com o pai quando se tratar de perder o poder (sobre quem se ama) e, psicopata como ele só, não perdoa o quase estuprador de Angie. Sob as lupas da lei, representada por Linda, ele deixa claro que a lei da selva é a que irá prevalecer na cidade, após o caos do episódio passado. Enquanto ela representa a civilidade tentando sobressair à boçalidade, ele representa o jogo que o pai, Big Jim, impôs à cidade. Interessante, vamos aguardar para ver quem ganha esta jogada.

E num momento Manoel Carlos, temos no mesmo episódio o nascimento e a morte de uma Alice. Aliás, foram 4 mortes neste episódio, podemos ficar agora alguns episódios com elenco completo, heim, vai acabar esse povo! Mas se acabar, vimos a possibilidade de termos novos personagens em aparições, causadas pelo contato com a redoma. Foram aparições tão reais, nada fantasmagóricas, que eu fiquei na vontade de ver mais, saber mais sobre a origem e a causa delas. Ponto muito positivo para a série.

O próximo episódio, Thicker Than Water mais segredos serão revelados, como diz o texto de inicio: “Sob a redoma, todos os segredos serão expostos” e mais pessoas irão ter acesso à mini cúpula e verão o ovo de urubu. Até lá.

P.S: Achei bonitinho o amor nascendo de Norrie e Joe.

P.S.1: Mas o lado de fora todo já ta normal? cadê destruição? Uma bomba como aquela é capaz de fazer um estrago em uns 3 quilômetros quadrados…

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER