Under the Dome 1×08 — Thicker than Water

Uma das coisas mais interessantes na relação humana sob circunstâncias de recursos escassos é o desespero que gera nas pessoas. Dentro da redoma, com a limitação de recursos eminente (vide a primeira cena, que pode parecer boba, com Angie procurando o que comer e questionando Joe se ele não havia comprado nada) cresce ainda mais a tensão em Chester’s Mill, levando aos acontecimentos deste episódio.

Então, já foram identificados os primeiros problemas da cidade: combustível, água e comida. Big Jim busca sim o controle destes itens, já possui o controle do propano, mas que irá acabar a qualquer momento, uma vez que eles não fazem nada para poupar energia, como ler durante o dia ao invés de antes de dormir. As vezes eu ainda acho que eles não entendem a gravidade do isolamento, e ao invés de se preocuparem em como racionar os recursos em prol do grupo, estão pensando muito individualmente ainda.

Se vocês, meus amigos, assistem também The Walking Dead sabem o que é o racionamento de recursos e o que a falta deles faz com os personagens. Na série da AMC, vimos a transformação dos personagens em animais, que seguem seus instintos de sobrevivência. Não me espantaria se um dos personagens se destacasse como um Governador da vida. Quem sabe Angie?

Under the Dome 1x08

Afinal de contas, depois dos angustiantes primeiros episódios vividos pela ex-bruxinha, o recado da mini-redoma foi claro: A Monarca será coroada. Angie sempre sonhou em conhecer outros lugares, como Paris e New York, e se sentia presa na pequena cidade de Chester’s Mill. Assim como a monarca, que faz incríveis migrações entre o sul do Canadá e o México, fato que seria inimaginável levando em consideração um inseto de 70mm de envergadura. É uma grande viagem para um ser tão pequeno.

Será que a fase que Angie estava presa no abriga da casa de Junior seria seu período de casulo? Se, assim como as borboletas, ao estar dentro do abrigo a personagem tiver o seu período de crisálida, que é quando as borboletas passam por sua metamorfose antes de emergiram como belas borboletas, livres para voar, prontas para mostrar ao mundo sua beleza, eu até perdoaria a chatice que foi.

Voltemos à relação conturbada entre Junior e Big Jim. Descobrimos neste episódio que Big Jim teme o comportamento de Junior pelo histórico genético que o rapaz pode ter. A mãe de Junior teve uma espécie de colapso nervoso, ou algum tipo de problema mental sério, não fica claro, que levava à comportamentos bipolares e ao suicídio. Eu me pergunto: quanto deste comportamento foi incentivado (ou mesmo influenciado) por Big Jim?

Será que Junior herdou da mãe a psicopatia? É um campo rico ainda para explorar, e eu acredito que a série irá crescer muito por esse arco.

Nesse ponto, a série está se mostrando muito mais interessante, com uma mitologia sobrenatural e cheia de mistérios, que me encanta tanto na obra de Stephen King. Ainda nos resta saber o que é o ovo de urubu (que de uma hora para outra vira o ovo da Hello Kitty) e como aquela estrutura controla, ou tem o poder de controlar a estranha redoma.

Perguntas que não querem calar: se a água vem de um lençol freático profundo, o caminho de entrada dele para a cidade não foi cortado? A chuva então foi suficiente para encher os reservatórios da cidade? Tudo tem que ser coerente… O próximo episódio, The Fourth Hand trará Maxine, uma nova personagem que dará muito que falar. Fiquem com o promo e até a próxima semana.

P.S: Muito bonito ver crescer a relação dos adolescentes Joe, Angie e Norrie, talvez eles sejam a chave para o controle da redoma.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER