Under the Dome 1×13 — Curtains [season finale]

Esta frase te é familiar?” — Linda
“Já foi a muito tempo” — Big Jim

Sem sombra de dúvidas, o melhor episódio da série, como geralmente tem que ser. Com a dose certa de resolução de mistérios, encerramento de alguns plots e o início de outros que promete muito. A season finale foi focada na história principal, com pequenas pinceladas nas tramas paralelas, de modo a criar o clima de uma final de temporada excelente.

Sim, agora sabemos que é a monarca (para minha alegria). Julia foi a escolhida guardiã do ovo da Hello Kitty pela Monarca, pela própria natureza justa da moça. Ao longo da série, todas as vezes que Julia esteve em apuros, a redoma respondeu com furacão, som estridente, mostrando que estavam insatisfeitos com o tratamento que ela vinha ganhando dos moradores de Chester’s Mill. Agora ela guarda dois segredos: onde está o ovo, que será muito importante na próxima temporada, e que Barbie é um assassino de aluguel de Maxine (e apesar de Big Jim desconfiar, a única que tem certeza deste fato é Julia).

Under the dome 1x13

Agora, será quais outros segredos que ela guarda? Ser demitida por mentir é muito vago, pois em algumas profissões, a mentira é um meio de vida, como no caso dos vendedores e políticos (Alô Barbie!). Mentir para Julia remete a uma matéria com fontes inventadas, que pode ter levado á algum tipo de prejuízo à pessoas inocentes. Tá, mas assassinato é um crime muito mais brutal, e temos em nosso imaginário que uma pessoa que mata uma vez, pode matar outras.

Barbie não é santo, muito menos o maquiavélico Big Jim. Ele, que conta suas verdades aos moradores da redoma, preparou uma armadilha para Barbie, mas que tem, como eu já disse, argumentos fracos para ampará-la. A execução serve para mostrar o poder dos ditadores, dos Hitlers da vida. Ao levar Barbie à execução pública, o objetivo de Big Jim é se impor na comunidade e dizer: mexe comigo que o fim de vocês será este. Como o povo compra essa ideia? É muito bárbaro para 2013. Mostra assim que a sociedade da redoma está retrocedendo na história, chegando à idade média, e logo veremos um feudo se formando em Chester’s Mill, quando começarem a plantar para subsistência.

E se falando em sociedade e como sobreviver, será que Linda acredita mesmo que ela ainda tem poder sobre todos os moradores daquela cidade? Parece que, quando ela fala de lei, de este objeto está retido em nome da lei, de que lei ela está falando? As leis não existem mais, e o corpo policial deve se adequar a isto. O único que vem impondo a lei na cidade é Big Jim. A lei dele. A lei como conhecemos dificilmente se aplica à sociedade da redoma.

Under the dome 1x13 2

E voltamos as nossas atenções para o quarteto de adolescentes insuportáveis salvadores da pátria. Com atuações péssimas, digna da mais brilhante Framboesa Dourada, Norrie, Joe e Junior precisam de aulas de atuação. Tá pesado demais. E ainda deram o papel dramático para uma atriz que não sustenta a cena. Disse tudo isso para dizer o que eu acho das cenas deles: piegas, cafona e nada crível. Uma história rica, com uma mitologia bastante interessante, que fica obscurecida pela falta de talento de alguns atores. E como a atriz que interpreta Angie é inexperiente, ela acaba embarcando na onda deles. Uma pena.

A próxima temporada deve se focar mais na relação dos donos da redoma, dos seres extraterrestres que mandaram a redoma para Chester’s Mill para proteger os seus habitantes de algo muito grava que está para acontecer com o planeta. Antes eles estavam correndo para saber como sair daquela redoma, agora a meta será proteger a redoma e proteger quem está dentro. Mas olha, senhor ET, podia ter pelo menos protegido uma cidade que tivesse um McDonalds ou uma Starbucks, heim? Além deste arco bastante interessante, saberemos qual o destino de Barbie.

Big Jim vai se tornar o Grande Ditador ou teremos a organização da sociedade de uma forma diferente? Com ganchos muito interessantes para a próxima temporada, a CBS trouxe uma história interessante para a TV aberta na summer season e promete dar trabalho para as outras emissoras. Que venham mais histórias boas na entressafra! Até o próximo ano.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER