Under the Dome 2×02 — Infestation

I hate that he’s getting to be the hero.
If they only knew you’d saved him.” Pine, Rebecca

A infestação das borboletas já aparece logo nas primeiras cenas e é realmente linda, mesmo que meio assustadora. A mão da Julia na janela com as borboletas sendo atraídas em torno dela deixa a primeira pista de como ela passa a sentir depois de ser coroada como Monarca.

O caminho de redenção do Big Jim parece continuar, bem como a visão científica de tudo acontece pela Srta. Pine observando as larvas e prevendo que as plantações estariam infestadas. A ideia de que ela quer recomeçar as aulas ensinando “coisas que importam” me faz pensar que algo nela parece querer o controle da cidade ao lado (?) do Big Jim.

Já na escola a cena do corpo de Angie poderia ter sido um pouco melhor, achei que James Junior pareceu pouco tocado por tudo, pelo menos nesse primeiro momento que deveria ser o mais chocante, certo? Quando somos introduzidos por Andrea (todos lembram dela como a mãe de Hoyt em True Blood?) no que está por vir, a adoração religiosa de Big Jim como um salvador, como um enviado de Deus/Redoma para salvar a todos e os liderar.

under the dome 2x2

A acusação da menina-sem-nome como a assassina de Angie, reforça a ideia de que a cidade/as pessoas só precisam de uma faísca de dúvida e alguém para culpar, alguém que seja responsável pelo que elas não podem explicar. A desconfiança, a noção de que devemos sempre pensar duas vezes antes de acolher alguém, se aproximar de alguém e defender de forma justa fica cada vez mais evidente, e de alguma forma parece ser a ideia central dessa temporada, ou pelo menos uma das ideias centrais — desenvolvidas com o ~julgamento~ de Barbie.

Aprofundar nas características dos personagens e na dualidade entre o que é bom e mau e como não podemos realmente definir isso, uma vez que devem-se analisar sempre as circunstâncias e não comente a o ato em si, creio. Para minha surpresa, Joe surta e Norrie se retrai com a morte de Angie. A forma como os personagens recebem a notícia mostra ao longo do episódio um pouco mais sobre quem eles são e novamente, sobre o que é justo.

Big Jim acredita ainda mais em seu complexo de herói, e com a salvação da plantação ele espera ser aquele que dirige o avião. Quando Barbie pulveriza o pesticida e retorna, não sem um momento de tensão em que a gente duvida se o Big Jim vai ou não ajuda-lo a pousar são e salvo, ele volta para ser “ovacionado” por todos aqueles que dias antes queriam que ele fosse enforcado. Tenho cada vez mais a sensação de que as pessoas em conjunto e em situações extremas tendem ao pior (como em Ensaio sobre a Cegueira — Saramago, por exemplo).

Achei completamente desnecessária a cena em que o Barbie tenta confortar Joe na lanchonete, pareceu muito que era exclusivamente para falar que a pulseira da Angie havia sumido. OK. Os espectadores não conseguiriam compreender isso quando a pulseira fosse encontrada duas cenas depois. E então a entrada estrondosa e depois o silencio absoluto na igreja também ficou meio forçado, mais ainda porque ninguém que realmente tinha contato com ela falou qualquer coisa no ~funeral~ e de repente o que deveria ser um momento para se despedir tornou-se em mais um palco político para que Big Jim se promovesse como o grande líder de Chester’s Mill.

Voltando na Rebecca, nos diálogos entre ela e Big Jim fico com aquela sensação de que ela quer manipula-lo, e está conseguindo. Será?

E o fim, bem, quem acha que foi o James Junior? Estou apostando no Sam como o assassino.

Em comparação com o primeiro episódio, esse cliffhanger foi bem suave, né? Então, a promo do próximo episódio (que saiu ontem).

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER