Universo Marvel: Por que os outros falham?

Vingadores: A Era de Ultron está quase chegando. Não tem como fugir do tema. Marvel e DC têm heróis sensacionais, os melhores, mais famosos. Mas a Marvel tem o grande diferencial.

Através do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), a editora conseguiu convencer a todos de que o Deus nórdico do trovão existe, juntamente com uma versão real do Doutor Jekyl e senhor Hyde. E que o Hulk é tão forte quanto ele. Assim como um gênio, fabricante de armas, que constrói uma armadura e se torna tão poderoso quanto qualquer outro.

tochaxnamor

Fez uso de uma de suas principais características históricas: mostrar que todos os seus heróis convivem no mesmo universo. Como contado no livro Marvel Comics: a história secreta, em 1940, os dois grandes expoentes da editora eram o Tocha Humana e o Namor. Os dois se encontraram, afinal, viviam na mesma New York.

O Tocha Humana combatia o crime na cidade. Namor enfurecido destruía tudo. O Tocha trabalhava como policial e vinha investigando o príncipe submarino, que, por sua vez, dava em cima de Betty, também policial e amiga do Tocha.

Um momento aparentemente descartável — no qual Betty avisa Namor que o Tocha está na polícia e à sua procura — foi semente de uma revolução: o universo fictício, em que dois personagens concebidos por imaginações distintas, era o mesmo.

O encontro explosivo dos dois foi um sucesso. Os anos foram passando e o universo expandindo. Cada herói vivendo em sua cidade e, se necessário fosse, se encontravam. Muitos viviam em New York. Não tinha muito como um destruir a cidade sem o outro saber.

Uma das marcas do Universo Marvel era ser uma narrativa grande e unificada, onde tudo que acontecia em um título teria impacto potencial em todos os outros

vingadores_bastidores

O que temos hoje em dia? O que a Marvel nos entrega? Um universo transmídia, unificado, com uma narrativa grande e unificada. Os filmes “solo” dos heróis se conectam através das cenas pós-créditos, culminando na união do supergrupo. Paralelo a isso, na TV, pudemos ver em Agent Carter como a SHIELD nasceu e o dia a dia da organização, com o agente Coulson.

Mesma série que está começando a introduzir os Inumanos, antes de seu filme próprio lá em 2019. Inumanos que foram criados pelos Kree, raça do Ronan, vilão dos Guardiões da Galáxia. Na Netflix, Matt Murdock começa a se transformar em Demolidor, tendo que lidar com a destruição causada pelos Vingadores no filme. Depois virão Luke Cage, Jessica Jones e Punhos de Ferro.

Sobre o Autor

Avatar

Thiago de Carvalho Rêgo

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER