Veja antes e depois de 10 personagens de Haja Coração

Confira antes e depois de 10 personagens de Haja Coração, vendo como eram alguns deles em 1987 na original Sassaricando e o que mudou na versão 2016.

Haja Coração reúne todos os elementos para ser uma novela solar de sucesso, em que o entretenimento, o bom-humor, a comédia e os romances se equilibram, mantendo o horário das 7 com bons números de audiência, legado deixado por suas antecessoras: Totalmente Demais e I Love Paraisópolis, no maior alto astral — opa, esse já é o título de outra novela do mesmo Daniel Ortiz.

Embora não seja considerada um remake, já que na visão do seu diretor artístico, Fred Mayrink e do seu autor, a novela é uma reinterpretação da versão original de Sílvio de Abreu, com novos personagens, novos núcleos e redefinições de tramas, fazendo de Haja Coração, uma verdadeira adaptação. Tanto é que não daria para repetir o título, pois corria o risco de o público criar uma expectativa de um revival de Sassaricando — e talvez cometer a mesma tropeçada que Guerra dos Sexos (2013).

Pensando nisso, o BOXPOP resolveu fazer um antes e depois de 10 personagens de Haja Coração, que serão recriados por Daniel Ortiz nessa releitura de Sassaricando. Confira!

Tancinha (Cláudia Raia/Mariana Ximenes)

Veja o “antes” e o “depois” de 10 personagens de Haja Coração!

Antes, interpretada por Cláudia Raia. Agora, na pele de Mariana Ximenes. Além disso, Daniel Ortiz optou por dar relevância ao romance, em detrimento transformou o casal secundário em protagonista.

Em Sassaricando, a trama principal era a de Aparício Varela (Paulo Autran/Alexandre Borges) e suas três mulheres, Rebeca, Penélope e Leonora: um sessentão viúvo que, ao se livrar da mulher megera, passa a levar a vida no maior ‘sassarico’.

Outra diferença: em Haja Coração, o triângulo vira quarteto, com a inclusão de uma personagem que não existia, Tamara, interpretada por Cléo Pires.

Em comum, o fato de Tancinha ser apaixonada por Apolo, os traços de perfil que fizeram da interpretação de Cláudia Raia um grande sucesso.

Tancinha tem personalidade forte e não leva desaforo para casa. Filha da feirante Francesca, a jovem ajuda a mãe em sua barraca de frutas e faz sucesso entre os clientes pelo jeito sensual e ao mesmo tempo ingênuo. Fala tudo errado e com sotaque “italianado”.

No entanto, agora que Tancinha foi alçada ao posto de protagonista, a personagem de Mariana Ximenes tem aquele ar “doce” de uma mocinha, diferente da Tancinha um pouco mais “bruta” vivida por Cláudia Raia.

Haverá até homenagem para Claudia Raia em Haja Coração. É previsto que Tancinha conheça a “Cláudia das Raias”.

Apolo (Alexandre Frota/Malvino Salvador)

Veja o “antes” e o “depois” de 10 personagens de Haja Coração!

Em Sassaricando, Apolo foi defendido por Alexandre Frota (que acabou vivendo um caso amoroso com Cláudia Raia na época).

Em Haja Coração, Malvino Salvador dará vida ao personagem, que será menos arrogante e vai ter um ar mais “mocinho”.

Agora mais romântico — embora mantenha um pouco do temperamento forte e o ciúmes por Tancinha -; o caminhoneiro é apaixonado pela vizinha Tancinha desde a adolescência. Assim como seu grande amor, ajuda a família e luta por uma vida melhor.

Quando estiver prestes a se casar com Tancinha, Apolo enfrentará a concorrência de Beto (Marcos Frota/João Baldasserini) na conquista do coração de sua amada.

Nessas idas e vindas do casal principal, Tamara, que é irmã de Beto, começa a se apaixonar por Apolo, entrando nessa história para formar um quarteto amoroso. Ela é uma mulher moderna, dona de uma boate, que curte uma boa adrenalina e ainda corre em fórmula pick up, onde conhecerá Apolo, que sonha ser um piloto da mesma modalidade que Tamara.

Beto (Marcos Frota/João Baldasserini)

Veja o “antes” e o “depois” de 10 personagens de Haja Coração!

Beto é o homem da vez em Haja Coração. Publicitário rico e charmoso, ele tem a mulher que quiser a seus pés. Porém, nem imagina que se encantará pela beleza selvagem de Tancinha, pois, a princípio, quer conquistar Tancinha, apenas empenhado em ganhar uma aposta feita com o melhor amigo Henrique (Nando Rodrigues), provando que continua o mesmo conquistador de sempre. O charme de Beto será capaz de confundir os sentimentos de Tancinha e deixá-la completamente dividida.

Aldonza/Francesca (Lolita Rodrigues/Marisa Orth)

Veja o “antes” e o “depois” de 10 personagens de Haja Coração!

Tanto a feirante Aldonza de Lolita Rodrigues, quanto a feirante rebatizada de Francesca, na pele de Marisa Orth, desconfiam que Aparício Abdala está por trás do sumiço de seu marido, Guido/Ricardo de Pádua (Werner Schünemann/Carlos Zara).

No entanto, enquanto Lolita Rodrigues tinha o sangue espanhol correndo nas veias, Francesca não poderia deixar de ser italiana, já que sua intérprete, Marisa Orth, já morou na Itália e tem semelhanças com a personalidade da personagem: fala alto, com extroversão, sem esquecer o lado maternal, guerreira e batalhadora, bem à italiana.

A vida de Francesca não é nada mole, às voltas com os dramas de seus 4 filhos. Tancinha é a única filha que segue as características do original. Todos os outros filhos de Francesca têm outros nomes e tramas: Giovanni (Jayme Matarazzo), Carmela (Chandelly Braz) e Shirley (Sabrina Petraglia).

Em Sassaricando, os filhos de Aldonza, além de Tancinha, eram Guel (Edson Celulari), Isabel (Angelina Muniz) e Juana (Denise Milfont).

Essa família mora na Zona Leste de São Paulo, trazendo um pouco do cotidiano desta região, fazendo um contraponto à família Abdala, de origem árabe, rica, que vivencia a vibrante Vila Madalena. Tal mosaico pincela a rivalidade que Daniel Ortiz pretende deixar mais evidente em sua versão da história, assim como também faz parte da proposta de colocar a própria São Paulo como uma das personagens de Haja Coração.

Shirley (Karina Barun/Sabrina Petraglia)

Veja o “antes” e o “depois” de 10 personagens de Haja Coração!

Essa personagem veio de outra novela de Sílvio de Abreu, Torre de Babel (1998), antes vivida por Karina Barun, a “Chir-lêi, a manca”.

Em comum, apenas alguns traços de personalidade e figurino, como uma botinha ortopédica. Figura doce, infantil e meiga, ela sofre bullying por conta de uma deficiência em uma das suas pernas. É apaixonada pelo caminhoneiro Adônis (José Loreto) e a irmã dele, Diana (Marcella Valente), que é a sua melhor amiga, tenta ajudá-la a conquistá-lo em troca de se aproximar de Giovanni.

Jorge Miguel/Giovanni (Edson Celulari/Jayme Matarazzo)

Veja o “antes” e o “depois” de 10 personagens de Haja Coração!

Esse personagem sofreu uma grande reformulação, tendo novo nome e uma nova trama.

A pouca semelhança entre Guel, de Edson Celulari, e Giovanni, de Jayme Matarazzo, existe apenas no fato de ser irmão de Tancinha e de ter um envolvimento com Camila, que ainda assim é uma relação diferente em cada versão.

Guel é mais malandro, vivendo de pequenos golpes, enquanto em casa, diz frequentar a faculdade de medicina. O romance por Camila (Maitê Proença) é dos mais atribulados.

Já Giovanni é estudioso, sério e de boa índole, ficando preso injustamente durante dois anos. Ele vai se surpreender quando reencontrar Camila (Agatha Moreira), a responsável por sua prisão, por quem ele irá se apaixonar. Isso, o fará colocar em jogo o namoro com Bruna (Fernanda Vasconcellos), a advogada que o defendeu e o ajudou a conseguir a liberdade.

Camila Abdalla (Maitê Proença/Agatha Moreira)

Veja o “antes” e o “depois” de 10 personagens de Haja Coração!

A Camila Abdalla de Maitê Proença é uma jovem alegre, corajosa e moderna. Fotógrafa, decide morar sozinha, o que lhe rende um conflito com sua família, que não aceita a situação. Junto com seu par romântico, Guel, ela tenta desvendar o segredo por trás do envolvimento da família Abdala com uma perigosa irmandade de fanáticos sectários de um líder conhecido apenas por “Ela”.

Já a Camila de Agatha Moreira é uma jovem que tem uma relação de cumplicidade com o tio, Aparício Varela (Alexandre Borges). Filha de Lucrécia (Maria Alice Vergueiro/Claudia Gimenes), ela sofre um acidente e perde a memória.

Aparício Varella (Paulo Autran/Alexandre Borges)

Veja o “antes” e o “depois” de 10 personagens de Haja Coração!

Em Sassaricando, Aparício Varella foi interpretado pelo lendário Paulo Autran. Pertence ao clã Abdala e seu núcleo era trama central no passado.

Casado com Teodora (Jandira Martini/Grace Gianoukas), foi nomeado presidente da fábrica de Tecelagem Abdala. Mas ‘quem solta e manda prender por lá’ é mesmo Teodora, uma ricaça paulista com quem se casou apenas para dar o golpe do baú, deixando seu grande amor para trás — e no Rio de Janeiro — Rebeca (Tônia Carrero/Malu Mader). É pai de Fedora (Cristina Pereira/Tatá Werneck).

Em Haja Coração, o ramo de negócio dos Abdalla agora é outro: um complexo gastronômico e cultural, o Grand Bazzar. Assim como na versão original, Aparício é submisso à mulher megera, detesta a vida que leva e não vê a hora de cair no “sassarico”. A oportunidade pode acontecer quando reencontrar Rebeca, que volta para o Brasil falida e resolve se associar às amigas Penélope (Eva Wilma/Carolina Ferraz) e Leonora (Irene Ravache/Ellen Roche).

Sabendo do intuito de Rebeca, Aparício deixa a presidência e finge para ela ser um simples faxineiro, assim como em Sassaricando. Enquanto isso, para enganar as interesseiras Penélope e Leonora, ele faz o “lorde inglês”. Nenhuma das três amigas imagina que na verdade estão é com o mesmo homem.

Veja o “antes” e o “depois” de 10 personagens de Haja Coração!

Leonora (Irene Ravache/Ellen Roche)

Veja o “antes” e o “depois” de 10 personagens de Haja Coração!

Em 1987, a Leonora de Sassaricando era uma atriz decadente e sem talento, não conseguindo aproveitar as raras oportunidades que aparecem na sua vida. Quando acha que chegou a hora e “agora vai”, eis que fica ainda mais por baixo.

É claro que na releitura de Haja Coração, nada mais contemporâneo que a Leonora de 2016 ser uma ex-participante do BBB, eliminada ainda na Casa de Vidro.

Familiarizada com o mundo da mídia, consegue armar cenas com absoluta cara de pau. É exuberante e sensual, mas, ao mesmo tempo, autêntica, doce, boa amiga.

Enquanto a Leonora de 1987 fica extremamente deslumbrada com a cobertura para onde se muda, junto de Rebeca e Penélope, sonhando encontrar o seu milionário, o fraco da Leonora de 2016 são homens fortes e musculosos.

Fedora Abdalla (Cristina Pereira/Tatá Werneck)

Veja o “antes” e o “depois” de 10 personagens de Haja Coração!

Na versão original da novela, Fedora é a mimada filha de Teodora. É casada com o bandido Leonardo Raposo (Diogo Vilela/Gabriel Godoy). Seu tio Aprígio (Laerte Morrone) contrata o rapaz em um plano para tomar a presidência da Tecelagem Abdala. Tremendo trapalhão, Leonardo decide matar o sogro para ficar com a fortuna dos Abdala, mas acaba explodindo, por engano, o avião da sogra, fazendo com que Aparício se livre das ordens da mulher e torne-se herdeiro da fábrica.

Na versão atual, Fedora embarca no mundo digital: deseja ser uma it-girl, vivendo de colecionar seguidores e de ostentar nas redes sociais. Foi criada como princesa, tendo tudo dos pais, não aceita um “não” e não faz nada da vida, sendo voluntariosa como a mãe e não herdando nenhuma característica do pai. Ela se apaixona por Leozinho — que assim como em Sassaricando, mente sobre sua verdadeira origem -; um herdeiro milionário de poços de petróleo, mas que logo se revela um trapaceiro plantado por um superior misterioso, que deseja destruir a família Abdala.

Veja o “antes” e o “depois” de 10 personagens de Haja Coração!

O que você está achando de Haja Coração? Essa mistura das 7 vai bombar? Deixe seu comentário e vamos falar mais sobre outros personagens desta releitura. Até a próxima coluna!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER