Vencedores e losers da summer season

O site The Hollywood Reporter aproveitou a reta final da temporada de verão na TV americana para apontar quem saiu por cima na batalha da audiência, que pode até ficar um pouco morna durante as férias, mas nunca desinteressante, e também daqueles que se deram mal.

FALLING SKIES foi, sem dúvida, a vencedora entre os vencedores. O drama apocalíptico produzido por Steven Spielberg foi a série estreante n° 1 na TV a cabo americana, teve média de 4,2 milhões de espectadores nesta 1ª temporada, emplacou recordes para a TNT em vários países e já está renovada para voltar em 2012. Tá bom pra você? Vale dizer, porém, que a série naufragou na crítica. Mas o que importa aqui são números, audiência, matemática, e nisso Falling Skies mostrou a que veio.

AWKWARD, comédia da MTV, mostra uma desajustada adolescente lidando com um acidente que todos pensam ter sido uma tentativa de suicídio. A série está com média de 1,7 milhão de espectadores e já foi renovada para uma segunda temporada de 12 episódios, além de estar com moral entre os críticos.

Já o canal fechado ABC Family não pode se queixar. Dono de sucessos como The Secret Life of the American Teenager e Pretty Little Liars, nesse verão foi a vez de SWITCHED AT BIRTH brilhar. O drama familiar teve média de 1,8 milhão de espectadores, e a emissora pediu mais 22 episódios, que retornam em janeiro. Com isso, a 1ª temporada terá nada menos que 32 episódios!

Já entre os losers, a NBC emplaca dois de uma vez. Coincidentemente (ou não), duas sitcoms: LOVE BITES e FRIENDS WITH BENEFITS. É de se comentar, porém, a forma como a emissora tratou as duas séries. A primeira era para ter ido ao ar durante a temporada 2010/2011, mas a NBC adiou a estreia mais de uma vez, acabando por “queimar” os episódios na summer season, quase sem divulgação, já dando a série como morta. Cenário muito parecido o de Friends With Benefits. Ambas as séries tiveram média em torno de 2 milhões de espectadores, índice considerado baixo em se tratando de um canal aberto.

MEN OF A CERTAIN AGE já foi chamada de a “Desperate Housewives masculina”. Foi bem recebida pela crítica, mas o mesmo não se pode dizer da audiência, que nunca superou o patamar dos 2 milhões de espectadores. Fãs culpam a TNT pela confusão com os horários da série, a emissora rebate com os números inexpressivos. Fato é que a série foi cancelada.

EUREKA nunca foi um fracasso de audiência. A série sobre uma cidade de gênios tinha uma base de fãs fiel de mais de 2 milhões de espectadores. Num canal pequeno como o Syfy, isso é alguma coisa. Porém, ela sofreu um duro golpe quando a emissora anunciou que voltava atrás e não a renovaria para uma sexta temporada. O alto custo de produção teria sido o grande responsável. Apesar disso, o canal se comprometeu a exibir a 5ª e última temporada, agora em produção.

Agora, é hora de dar uma olhada nos números da semana passada, ver quem subiu, quem desceu, e se o VMA causou muitos estragos, com sua audiência de 6,2% no índice A18–49 e 12,4 milhões de espectadores no total, o que lhe rendeu a maior audiência da história da MTV americana.

No domingo (28), competindo com nada menos que o VMA, BREAKING BAD conseguiu subir dos 0,7% no qual estava estacionada há semanas. Marcou 0,8% no A18–49 e encostou nos 2 milhões de espectadores totais. A AMC já garantiu uma sexta temporada, sendo a última da série.

PRETTY LITTLE LIARS teve sua finale exibida na terça-feira passada e manteve o ritmo de alta dos últimos episódios, com um 1,2% no A18–49 e quase 3 milhões de espectadores.

Até quando cai, TRUE BLOOD cai com classe. Os vampiros da HBO não resistiram ao VMA, e o 3,1% no A18–49 virou 2,9%. Com o número de espectadores, queda dos 5,52 milhões recordes para 5,3 milhões. Ou seja, caiu mas caiu pouquinho, né?

No USA, a summer finale de ROYAL PAINS caiu dos 1,5 para 1,3% no A18–49. Porém, o número total de espectadores, acima dos 5 milhões, ainda é muito bom para a emissora. Os oito episódios restantes desta 3ª temporada serão exibidos em janeiro. BURN NOTICE é outra do USA em queda. O penúltimo episódio antes do hiato, que dura até novembro, marcou 1,1% no A18–49, bem distante dos 1,5% que a série costumava marcar em julho. Uma sexta temporada já foi anunciada para o próximo verão, e eu não me surpreenderia se fosse a última.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!