Vida longa à TV!

Vida longa à TV!

O fim da televisão vem sendo anunciado há tempos! Entre prognósticos e previsões, só existe um argumento incontestável: a tecnologia é a grande inimiga da famosa caixa de sonhos. E nem vá pensando que esse hype todo começou com a popularização dos serviços de conteúdo on demand e com o novo perfil do espectador.

Acredite ou não, a maneira de se fazer TV vem sofrendo alterações desde a invenção do controle remoto. Com a possibilidade de trocar de canal sem ter que se levantar, o telespectador passou a zapear freneticamente. Assim os programas tiveram que repensar os seus formatos para fisgar rapidamente a atenção do público entre um zapping e outro. Depois veio o videocassete, que possibilitou a gravação das atrações. A novidade permitiu que o telespectador assistisse o seu programa favorito na hora que bem entendesse. Por fim, mas não menos importante, chegou à internet e modificou desde a distribuição dos conteúdos até estrutura mercadológica da indústria.

Porém, no ecossistema dos meios de comunicação não existe morte. O rádio não acabou com a chegada da TV, assim como o jornal impresso continua vivo diante da instantaneidade das publicações online. O que acontece é uma adaptação de cada meio ao novo âmbito.

As transições sempre aconteceram a vão continuar acontecendo, se na época do controle remoto a TV mudou sua linguagem para chamar a atenção imediata do espectador, hoje ela se apoia no buzz gerado nas redes sociais para trazer de volta o appointment television. Com o boom — e a mobilidade — dos serviços de conteúdo on demand — que oferecem ao público a oportunidade de assistir o seu programa favorito na hora que quiser — alguns canais já começaram a disponibilizar sua programação na web. É tudo uma questão adequação ao ambiente de convergência.

E as pesquisas não me deixam mentir, segundo o Think TV — um grupo australiano que tem como objetivo estudar como será a evolução da TV nos próximos dez anos — nunca se assistiu tanta televisão como hoje.

Há tempos se fala que a TV está com os dias contados, e a única verdade nessa afirmação falha, é que sim, a TV como nós conhecemos está com os dias contatos. Estamos passando por uma das mais interessantes reconfigurações do formato, só nos resta saber quais serão os resultados desse cliffhanger de final de temporada.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER