Vikings 2×09 — The choice

Mesmo sendo um viking, não dá para ganhar sempre…

Espero que um dia nossos deuses sejam amigos, Athelstan — RAGNAR

Wessex parece que será o cenário principal desse final de temporada e nesse começo de episódio, vemos uma das pontas históricas que Vikings faz quando Ecbert compartilha com o ex-sacerdote os transcritos sobre César que ele tem e fala sobre o aprendizado de estratégia com os romanos. É sempre interessante ver essa mescla de realidade e ficção que a série faz, faltou um pouco disso nessa segunda temporada.

A região de Wessex está com muito nervos a flora da pele reunidos e o coitado do Athelstan está tentando colocar panos quentes na negociação entre Ragnar e rei Ecbert, que ficou abalada por conta da emboscada que vimos em Boneless. Mas ficamos com a sensação de que pescoço do rei não está muito seguro, Horik quer acabar com Ecbert a qualquer custo — diferente de Ragnar e Lagertha, que são mais moderados sobre o assunto.

Diferente do que parecia, a corda não arrebentou para o lado previsto e Horik acabou com a igualdade entre ele e os demais líderes vikings e decidiu que a vila cristã seria invadida na manhã seguinte. Enquanto isso, Athelstan (que pre-ci-sa voltar logo para a trupe pagã!) reza para Deus e pede paz, mas é invadido por imagens de Thor, Odyn e Freya. Por via das dúvidas, opta pelo mais razoável e pede que tanto Ragnar quanto Ecbert saiam ilesos desse conflito.

A relação entre Horik e Floki é estranha e causa inquietude, por diversas vezes no acampamento parece que estão tramando algo e o alvo preferido dos papos e dos olhares é Bjorn. Será que eles comprariam uma briga dessas com Ragnar e machucariam seu primogênito? Difícil, mas em Viking tudo é possível.

Chegamos ao ponto alto do episódio, aquele que aparenta ser o momento-chave para o encaminhamento de como será o season finale: o conflito entre os guerreiros de Horik (já que ele tomou completamente as rédeas de Ragnar) e os homens do rei. Fica aquela sensação de que vai dar ruim por dois motivos: a impulsividade de Horik e o mau presságio de ter um corvo acompanhando o grupo até o campo de batalha.

E não é que deu ruim? A cena em que os vikings são atacados pelo exército de Ecbert chega a dar aflição, é cristão armado de tudo quanto é jeito chegando por tudo quanto é lado! Conclusão óbvia a qual chegamos: Ragnar > Horik. Os nórdicos são destruídos e Rollo é atacado de forma, aparentemente, mortal.

Apesar de todas as coisas, mexeu com Rollo mexeu com Ragnar! O líder viking fica furioso e bate em retirada, não quer ver mais nenhum de seus guerreiros feridos. Ficam aqueles minutinhos de desespero do tipo “eles não matariam o Rollo, né? Mas… Será que ele sobreviveu?”.

Ragnar, no acampamento viking, parece saber que o irmão está vivo e a paz de quem está assistindo chega junto com a fofura em forma de padre. Athelstan resgata Rollo com vida e ele é a principal moeda de troca quando o ex-sacerdote é enviado para negociar com os vikings em nome de Ecbert, que quer contratá-los como guerreiros em troca de terras e tesouros.

A cena de Ragnar e Athelstan conversando é breve, mas dá para matar um pouco da saudade da amizade entre os dois. Falam sobre a eterna questão Deus versus deuses e o ex-sacerdote confessa que ainda ouve Thor durante as tempestades.

Ecbert e Aelle são um espelho cristão de Ragnar e Horik: um é passional e impulsivo, outro é estratégico e calmo. Apesar da sede de vingança do parceiro de batalha, Ecbert não se deixa levar.

Após aquele vai-e-vem de reféns, já comum nas negociações dessa temporada, todos saem sãos e salvos e Rollo é entregue aos vikings de volta. O irmão de Ragnar está com a saúde aos trancos e barrancos, mas está vivo e isso é o que importa! A cena em que colocam a perna de Rollo no lugar é de se revirar do sofá de angustiante.

De volta à Kattegat com tudo certo e nada resolvido com os cristãos, os vikings desembarcam com toda sua trupe e… Athelstan! Sim, ele se rendeu aos pedidos de Ragnar. O final de The Choice deixa em aberto para o último episódio a questão do acordo entre os vikings e Ebert e a tal da proposta que Horik diz ter para Floki.

Season finale, estamos no aguardo!

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER