Vikings 4×10 — The Last Ship (Midseason finale)

The Last Ship fez Ragnar sumir e retornar, mesmo assim a dúvida que fica é: quem será o próximo rei?

Você não é meu irmão, nunca foi… E um de nós vai morrer hoje.” — LOTHBROK, Ragnar

Apesar de ter o tempo padrão de um episódio e ter feito um salto no tempo, é como se The Last Ship tivesse durado alguns poucos minutos. A trama teve altos e baixos e revelações de uma forma fluída como pouco se viu nessa temporada.

Dando continuidade à incursão, os vikings são novamente surpreendidos pela força e pelas estratégias dos cristãos que, sem dúvida, não apresentariam esse desempenho se não tivessem Rollo a frente da batalha.

Bjorn amadureceu muito durante essa primeira parte da quarta temporada e, sentindo o desequilíbrio que tem assolado seu pai ultimamente, toma a frente da primeira parte do ataque contra os parisienses. Ragnar, que deveria enxergar as lutas com olhos de líder e agir como tal, só consegue focar em sua vingança pessoal.

Enquanto a briga rola solta no litoral, O Imperador mexe seus pauzinhos no castelo e acaba com o jogo de mentiras de Conde Roland e sua “irmã”. Gisla chora e reza pela vida de seu marido e nos faz lembrar de seus primeiros momentos como esposa de Rollo. Quanta diferença, que mudança de perspectiva de relacionamento esses dois protagonizaram.

Ragnar e Rollo finalmente se encontram cara a cara. A luta corporal em si deixa muito a desejar, mas a alternância com as cenas d’O Vidente gritando deram um upgrade na batalha. Esse sofrimento todo pode ter sida uma forma de mostrar como as coisas mudariam em Vikings e na vida dos personagens dali pra frente.

A batalha toda termina repentinamente e com pessoas importantes muito machucadas, como Lagertha e Haldfan. Diferente da promessa de Ragnar, nem ele e nem o irmão morreram, mas os vikings são obrigados a recuar e dar a incursão toda como perdida. Rollo, que é recebido sob fervorosas palmas em Paris, é coroado e agradecido com ares de crucificação com coroa de espinhos.

Como não é fácil de carregar esse fardo de ser o líder de um grupo que perde, Ragnar resolve dar uma espairecida… De quase 10 anos! Ao longo desse tempo, seus cinco filhos com Aslaug viram jovens adultos cheios de opiniões e suposições sobre o pai que conheceram ainda pequenos. Ivar está ainda mais petulante, tem os trejeitos idênticos ao do pai e uma forma assustadora de intimidar os demais. Pode escrever: ele ainda vai trazer muitas emoções para Vikings!

Bjorn planeja com Floki uma nova incursão ao Mar Mediterrâneo, ainda desconhecido dos vikings. Apesar disso, foram 10 longos anos de espera e, no fundo, parece que o primogênito perdeu um pouco de sua motivação para liderar.

Quem Aslaug se tornou ao longo desse tempo ficou como incógnita para a próxima fase da quarta temporada. Mas, a princípio, a sucessora natural de Ragnar apenas viu Kattegat crescer muito e tornou-se ainda mais debochada e displicente.

Pouco antes do retorno de Ragnar, a verdade sobre o acampamento viking em Wessex vem à tona. Com esse novo fator, todos se sentem um pouco traídos e abandonados por seu líder. Mas Ragnar Lothbrok não decepciona e volta à Kattegat incitando sua própria morte e provocando os demais: quem quer ser o próximo rei?

O retorno de Vikings ainda não tem data definida, mas a previsão é de que aconteça entre outubro e novembro deste ano. Até lá, haja coração!

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER