Vikings: chegou a vez dos filhos de Odin

Salve guerreiro e bem vindo a Valhalla! O Você Precisa Assistir dessa semana não é nenhuma brincadeira de Loki, e veio literalmente para dar um Norte a você leitor.

Criado por Michaek Hirts (The Tudors), Vikings estreou na TV em 3 de março de 2013 já com a alcunha de ser a primeira série dramática ficcional para o canal History. Produzido pela Octagon Films , Take 5 Prodction e pela MGM, a atraçãonos insere dentro da mitologia e cultura de uma sociedade que há muito estava esquecida.

Iniciamos a jornada acompanhado Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel, de The Beast), um jovem que se considera descendente do Deus Odin. Ragnar é um guerreiro, fazendeiro e chefe de família. Visionário e sonhando viver diversas aventuras, ele acredita que as riquezas imaginadas por seu povo encontram-se além do mar Báltico. Mas para conseguir conquistá-las ele precisa convencer Jarl Haraldson (Gabriel Byrne, de In Treatment), o líder de seu povo, a permitir que ele e seus guerreiros viagem em direção a até então desconhecida Inglaterra.

Vikings THUMB

É quase impossível não traçar um paralelo entre Vikings e Spartacus, pois, com linguagens parecidas, Vikings cai como uma luva para os fãs órfãos do trácio gladiador. Violência e sexo estão presentes na série, porém de forma mais branda. O grande foco narrativo é mostrar a Era de Ouro e expansão marítima da nação Viking e suas explorações pela Europa.

Tendo como base a lenda de Ragnar, que de acordo com registros históricos viveu durante os séculos VIII e IX, o roteiro sabiamente enlaça mitologia e fatos reais, trazendo para nós espectadores dados interessantes de como este povo se organiza de forma social, política e religiosa. Fatos como o primeiro ataque Viking registrado na Grã-Bretanha no monastério de Lindisfarne em 793 DC estão presentes, assim como a lenda de Siegfried e Brunhilde.

O evolução psicológica dos personagens é outro ponto forte na trama, com destaques para Athelstan (George Blagden de Les Miserables), monge franciscano que sobrevive a um ataque dos Vikings e torna-se prisioneiro de Ragnar, é o exemplo histórico de colono e colonizado — só que neste caso o inverso do que aprendemos no colégio -, despertando a curiosidade dos Vikings sobre os dogmas cristãos e de como é possível que aquele ser possa acreditar, por exemplo, em um único Deus.

No elenco também estão Gustaf Skarsgard (irmão de Alexander Skarsgard, de True Blood), como Floki, amigo de Ragnar, personagem inspirado no deus nórdico Loki; Clive Standen (Camelot), como Rollo, irmão de Ragnar, um homem cruel que sente inveja da ascensão do guerreiro; Katheryn Winnick (Bones), como Lagertha, esposa de Ragnar, que luta ao seu lado e Jessalyn Gilsig,(Glee), Com Siggy, uma jovem esposa que tem sua lealdade dividida.

A série é exibida pelo canal History Channel e atualmente foi renovada para sua 3ª temporada com um total de 10 episódios. No Brasil é exibido pela National Geographic Channel.

Para amantes do gênero drama histórico ou épico, Vikings é um verdadeiro banquete. Fãs de Spartacus, The Tudors, Roma, The Borgias e Game of Thrones irão se identificar. Hal Thor!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER