Você não conhece a França…

França, um dos maiores e mais deliciosos clichês do turismo! Quem nunca teve vontade de visitar sua capital, ou mesmo dar um rolê pelas cidades do interior deste país. Elas parecem tão charmosas, não é mesmo? E na real, elas são mesmo. Tomar vinho, comer croassant e algum prato típico feito com carne de cavalo…

Opa! Isso mesmo, carne de cavalo. Você achou que sabia tudo sobre a França e seus habitantes? Então continue lendo para descobrir que você não sabia nem da metade!!!

Você sabia que 20% da população francesa têm mais de 60 anos? Aua economia da França é a segunda maior na Europa e quarta no mundo. A França exporta uma enorme variedade de queijos e vinhos e o Arco do Triunfo é um monumento erguido em homenagem a Napoleão Bonaparte. Disso tudo você sabia, eu aposto. Certo? Agora vem o divertido.

Você sabia quem praticamente não existem áreas de serviço nas casas dos franceses? Normalmente as lavadoras de roupas ficam na cozinha e o varal sobre a banheira, que não costuma ser muito usada — a não ser por quem quer alcançar o tal varal. Ainda na casa dos franceses, você sabia que os lavabos não possuem pia?

Já no âmbito político, dá para dizer que a burocracia francesa consegue ser igual, ou pior, do que a brasileira. Quando alguém recebe uma correspondência num envelope cinza, na França, provavelmente, está sendo convidado para um velório ou enterro. Organizados, né? Diferente mesmo do Brasil é o conceito do Brasil.

Os franceses ficam chocado quando lhes contam que pessoas de fato morrem de fome em outros lugares do mundo. Isso que é comer bem, né? Aliém disso, para eles, alguém considerado muito pobre, digno de pena, é alguém que ganha somente o necessario para se alimentar, se vestir, pagar as suas contas e aluguel.

A culinária mais famosa do mundo também tem suas curiosidades. Ao contrário do que se pensa por aqui, os franceses comem bastante. É costume na França comer carne de cavalo e ter queijo na sobremesa. As crianças francesas não vão à escola nas quartas-feiras. Mas nada é mais intrigante do que a proibição de venda de bonecos que não possuam rostos humanos. Oi?

Legal (ou não) é que os cachorrinhos franceses têm passe livre em qualquer estabelecimento. Pois é, entrada livre em restaurantes, bares, padarias, lojas e até mesmo na casa dos amigos.

Uma das atrações turísticas mais visitadas da capital francesa, Paris, é o cemitério Père Lachaise. Nele estão os túmulos de diversas celebridades, como o compositor Chopin, o codificador do espiritismo Allan Kardec, o escritor Oscar Wilde e o vocalista da banda The Doors, Jim Morrisson.

Quanto ao símbolo da cidade, a Torre Eiffel, as curiosidades não chamam tanta atenção. A construção tem três andares, no primeiro andar o turista encontra uma loja de souvenirs, no segundo, restaurantes. E no terceiro é possível observar a cidade a 324 metros de altura. Curioso mesmo é saber que quando ela foi construída, os franceses não curtiram muito a ideia. Na real, a Torre Eiffel causou uma grande polêmica na cidade ao ser inaugurada em 1889, para a Exposição Universal que celebraria o centenário da Revolução Francesa.

Muitos parisienses — artistas, jornalistas e intelectuais — não gostaram da novidade, que chamavam de “chaminé de ferro”. No início ela tinha licença para permanecer montada por apenas dois anos, mas foi ficando e conquistando cada vez mais o coração dos franceses. Não só deles.

Você sabia que a Catedral de Notre-Dame levou 170 anos para ser construída? Ela foi concluída em 1330, entregada à população com duas torres de 69 metros, uma janela que mostra uma imagem de Cristo no centro e outra com a Virgem Maria. Há ainda uma torre agulha de 90 metros.

Não tão antigo quanto a Catedral da Nossa Senhora está o que todos acreditam ser o café mais antigo do mundo, Le Procope. O espaço foi fundado na París de 1686 e era frequentado por Voltaire e Napoleão Bonaparte. Hoje os cafés são mania não apenas francesa, mais mundial. Já se fundiram com lan-houses e são ambientes cada vez mais utilisados por estudantes e até mesmo empresários. Na capital do país os parisienses se encontram para comer, estudar ou descansar.

Para quem é curioso e não quer perder muito tempo na capital, vale a curiosidade de que o Vale do Loire fica a cerca de 100 km de Paris e tem a maior concentração de castelos da Europa. Lá é possível passar momentos de contos de fadas, visitando castelos com torres, pontes e jardins.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER