10 fatos curiosos sobre as princesas da Disney

A franquia das Princesas da Disney é uma das mais lucrativas do estúdio, e esconde alguns segredos que deixa o público ainda mais encantado.

O cinema hoje em dia está tomado de adaptações de livros, HQs e games, que se tornam grandes franquias, mas uma das mais sucedidas da atualidade, financeiramente, é das Princesas da Disney (sim, uma franquia).

Composta por Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Ariel, Bela, Jasmine, Pocahontas, Mulan, Tiana, Rapunzel e Merida — Anna e Elsa ainda não foram oficialmente incluídas — a marca deverá receber em breve Moana, a primeira donzela da Polinésia, que será introduzida ao Universo Cinematográfico da Disney no próximo ano.

Elas são tão populares quanto Mickey, e por trás delas há também diversos fatos curiosos. Confira aqui alguns deles.

1 — As peculiaridades de Pocahontas

Pocahontas é uma das mais importantes princesas adaptadas pela Disney. Primeiramente, ela é a única personagem criada a partir de uma história real, e não uma lenda ou conto de fadas. Além disso, seu lançamento, em 1995, marcou o aniversário de 400 anos da índia americana que inspirou o filme. Por fim, antes de Frozen, Pocahontas é o único filme em que a protagonista é dividida por dois rapazes.

2 — Espelho, espelho meu, tem alguém mais nova do que eu?

Olha o contraste! A Branca de Neve, embora seja a primeira princesa lançada pela Disney, é a mais nova; A Elsa, de Frozen, é a mais velha — mesmo sendo o filme mais recente do estúdio. A companheira dos Sete Anões tem 14 anos, enquanto a rainha de Arendelle tem 21 anos. As outras tem: Jasmine com 15 anos, Ariel, Aurora e Mulan com 16 anos, Bella com 17 anos, Anna, Rapunzel e Pocahontas com 18 anos, Tiana e Cinderella com 19 anos.

3 — Ruiva com muito orgulho!

O cabelo da sereia Ariel causou uma disputa entre o estúdio e os animadores. Enquanto os chefes da Disney a queriam loira, os desenhistas apostavam nela ruiva. Para eles, além de diferenciar a sereia da personagem de Daryl Hannah em Splash, a cor vermelho faz um contraste melhor com o verde da cauda.

4 — A disputada Princesa Tiana

A adaptação do conto A Princesa e o Sapo chegou aos cinemas em 2009, mas os planos originais do estúdio era lançar o filme logo após A Bela e a Fera, no início da década de 90. Dublada pela estrela da Broadway Anika Noni Rose, a Princesa Tiana foi disputada por diversas estrelas da música. Tyra Banks, Jennifer Hudson e Alicia Keys fizeram audições para o papel, e até Beyoncé foi convidada, mas preferiu não participar da seleção.

5 — Aluga-se Salão de Festas

Se você prestar bastante atenção em algumas animações da Disney, vai parecer que está revendo certas cenas — não, não é um dejavu, você realmente está. Diferente das versões live action que levam cerca de dois anos para ficarem prontas, as animações demoram cinco anos, e para encurtar a produção, o estúdio reaproveita algumas cenas. Um exemplo disso é a cena da dança final de A Bela e a Fera, que originalmente foi usada para Aurora e Filipe em A Bela Adormecida.

6 — Now, Sissy That Walk!

A Calçada da Fama é uma das atrações mais visitadas de Hollywood, com cerca de 2.500 estrelas representando astros do cinema, TV e música. No entanto, algumas exceções são feitas como policiais, atletas e corporações, que são imortalizadas no local. Em 1987, aniversário de 50 anos da Branca de Neve, a icônica princesa da Disney ganhou seu espaço na Calçada da Fama. Além dela, Sininho e Mickey também tem estrelas por lá.

7 — A Valente Pioneira

Pixar é conhecida por assumir riscos com suas produções, e não foi diferente com Valente, lançada em 2009. O filme introduziu ao cânon da Disney a primeira princesa do estúdio de Toy Story, e vários elementos a diferenciam das demais. Ela é a única a ter irmãos ao invés de irmãs, não ter um par romântico, e rejeitar sua posição na realeza.

8 — Princesa sem coroa

Embora faça parte da franquia de Princesas da Disney, Mulan é a única que não é de fato parte da realeza. Ela não nasceu nobre e nem se casou com um príncipe, mas sua bravura, determinação e heroísmo lhe garantiram o título. Mulan, na verdade, é uma guerreira empossada pelo imperador da China com a Shan Yu, como mostrado no final do primeiro filme.

9 — A eliminada

Pouco depois do início da franquia no início dos anos 2000, a Disney anunciou a programação oficial da franquia de Princesas, composta por nove personagens: Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Ariel, Bella, Jasmine, Pocahontas, Mulan e Sininho. Algum tempo depois, o estúdio decidiu remover a fada de Peter Pan e criar para ela uma franquia própria, as Fadas da Terra do Nunca. Ela não foi a única: Mégara (Hércules), Alice (Alice no País das Maravilhas), Esmeralda (O Corcunda de Notre Dame), Dot (Vida de Inseto), Jessie (Toy Story), Jane (Tarzan), Eilonwy (O Caldeirão Mágico) e Giselle (Encantada).

10 — Who Run the World?

Hoje, é difícil imaginar a Disney sem suas princesas, mas no início, elas não passavam de meras personagens, sem nenhum intenção de nobreza. Esse significado só foi incluído a elas na década de 90 quando Andy Mooney, ex-executivo da Nike, assumiu a Disney Consumer Products, e quis criar uma linha de produtos diferenciados para as princesas — não apenas fantasias usadas durante o Dia das Bruxas. Ele então lançou a Disney Princess Line, composta por 11 princesas, e desde do início dos anos 2000, já faturou bilhões de dólares para a empresa.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Será que a Elsa se assumiu lésbica cantando e ninguém percebeu?

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

Viajamos no verdadeiro trem do Harry Potter! Na vira real!!! Veja como foi a experiência neste vídeo.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER