13 curiosidades sobre Jane Austen e seus livros

13 motivos a mais para você se encantar pelos livros e pela história de uma das melhores escritoras que já existiriam.

Jane Austen foi, sem dúvida alguma, uma das grandes romancistas de todos os tempos. Em seus livros, escritos no começo do século XIX, ela embarca o leitor em um mundo de amores quase impossíveis e várias intrigas, tendo como cenário a bucólica paisagem rural inglesa. Porém, o que mais chama a atenção de quem lê, são suas personagens principais, extremamente independentes e avançadas para a época vivida. Aqui estão algumas curiosidades sobre cada um dos livros que a deixaram famosa na literatura mundial, e que até hoje arranca

razao-e-sensibilidade

m suspiros de quem se deixa levar pelas suas histórias.

Em Razão e Sensibilidade, Jane conta a história das irmãs Dashwood, uma com a personalidade lógica e racional, em contraste com a outra, emotiva e passional. A família passa por grandes acontecimentos, e o livro conta o desenrolar da trama e a evolução de suas personagens.

  • Dizem que a escritora se inspirou na própria relação com a irmã, Cassandra, sendo essa a razão e Jane, a emoção.
  • Este foi seu primeiro livro publicado, escrito sob o pseudônimo “A Lady”.
  • Já ocorreram diversas adaptações para cinema e televisão, mas a mais marcante sem sombra de dúvidas é o filme de mesmo nome estrelado por Emma Thompson e Kate Winslet, e dirigido por Ang Lee.
  • Existe um livro em forma de paródia escrito por Ben Winters, intitulado Razão e Sensibilidade e Monstros marinhos.

Orgulho e Preconceito conta a história de Elizabeth Bennet, e como ela reagia aos modos da sociedade da época. O enredo entrelaça a personalidade difícil de sua personagem principal com a descoberta de um amor perante as dúvidas e o preconceito das pessoas ao redor.

  • Intitulado inicialmente de Primeiras Impressões, o livro passou por mudanças na edição, e resolveu-se usar o seu nome atual na capa da publicação. Alguns críticos dizem que o título foi trocado para que se pudesse ter um apelo comercial, relacionando-o com a antítese usada no sucesso anterior, Razão e Sensibilidade.
  • Esse foi o romance mais famoso de Jane Austen, tendo sido vendidas mais de 20 milhões de cópias. Na Inglaterra, uma pesquisa feita pela rede de TV BBC revelou que o livro tem grande popularidade, ficando atrás apenas de O Senhor dos Anéis.
  • A sua adaptação mais famosa foi o filme de 2005, estrelado por Keira Knightley, indicada ao Oscar de melhor atriz por sua atuação. A BBC adaptou o livro em 1995 e escalou Colin Firth para viver o sonhado Mr. Darcy.
  • Ben Winters, com base na história, criou outra paródia a partir dos livros de Jane Austen, sendo essa com uma temática mais conhecida pelos fãs da cultura pop, Orgulho & Preconceito & Zumbis.

Emma traz a vida da Srta. Woodhouse, uma jovem mimada que vive de dar conselhos aos que estão ao seu redor, e que não se importa em ver todas as suas conhecidas se casando. Porém, acaba se apaixonando quando passa a sentir ciúmes do casal a quem ela mesma resolveu unir.

emma
  • Emma foi a primeira personagem de Austen que não tinha preocupações financeiras. Poderia assim ser essa a razão de não querer se casar tão cedo.
  • O livro também foi adaptado para o cinema e estrelado por Gwyneth Paltrol em 1996. No Oscar venceu nas categorias de melhor figurino e melhor trilha sonora original.

Persuasão gira em torno de Anne Elliot, que após ser impedida de se casar com o homem o qual ela ama, passa a ter que conviver com sua presença anos depois, quando ele se interessa por sua vizinha.

  • A obra é póstuma, tendo sido publicada em 1818, e Austen tendo morrido em 1817.
  • É o último romance completo escrito por Jane Austen.
  • A história marca mudanças no quadro social da época, quando um homem de uma realidade mais pobre consegue ascender socialmente por meio do seu trabalho, e não por herança. A autora se inspira no sucesso dos dois irmãos, que serviram a marinha real e acumularam dinheiro pelos serviços prestados.

A escritora deixou a sua marca no mundo todo, e aproximou até quem não é fã de literatura clássica. É reconhecível o seu trabalho, e suas obras são verdadeiramente originais e bem escritas. Para aqueles que ainda não tiveram o prazer de ler nenhum de seus livros, vale acrescentar que os mesmos podem ser encontrados gratuitamente em alguns sites e em edições mais em conta em diversas livrarias.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER