A fashionista Sarah Jessica Parker

Ficha Corrida

Nome completo: Sarah Jessica Parker

Apelido: SJP

Idade: 45 anos

Signo: Áries

Altura: 1,60m

Estado civil: Casada

Marca registrada: Verruga no queixo

Série Favorita: Absolutely Fabulous

Prêmios: Emmy em 2004, Globo de Ouro em 2000, 2001, 2002 e 2004 e SAG em 2001 — todos por seu papel em Sex and the City

Esta é a sua vida

Sarah Jessica Parker, ou simplesmente Sarita, apelido carinhoso que o pessoal do Box deu a ela, nasceu em 25 de março de 1965 em Nelsonville, no estado americano de Ohio, filha de Barbara — professora e enfermeira de escola — e Stephen — empresário e jornalista. Os dois se divorciaram quando Sarah ainda era bebê e sua mãe se casou de novo com Paul Forste, que foi bastante presente na vida da atriz quando ela era mais jovem.

Ainda criança, Sarah começou a estudar balé e canto e com apenas 9 anos de idade já fazia sua estreia na TV, no filme The Little Match Girl. Dois anos depois, outra estreia, dessa vez na Broadway, com a peça The Innocents ao lado do irmão Timothy. Aliás, Sarah tem 3 irmãos e 4 meio-irmãos. Família grande, não?

Em 1979, ela debutou no cinema com o filme Rich Kids e, a partir daí, dividiu seu tempo entre cinema, teatro e TV, onde em 1982, protagonizou sua primeira série, Square Pegs, que apesar de ter durado apenas uma temporada, foi o suficiente para tornar seu rostinho conhecido.

Seguiu então fazendo papéis secundários em filmes de sucesso como Footloose, até que em 1991 ganhou seu primeiro papel no filme LA Story ao lado de Steve Martin. Logo depois, mostrou seus talentos cômicos em Lua de Mel a Três com Nicolas Cage. E ela seguiu sua trajetória na telona com Abracadabra, Ed Wood e Marte Ataca!, os dois últimos do diretor Tim Burton, com quem supostamente ela teve um affair.

E por falar em affair, ela teve um longo namoro com Robert Downey Jr, de 1984 e 1991, e os dois chegaram até a morar juntos, Infelizmente, Downey estava afundado em drogas naquela época e Sarah disse publicamente que não aguentava mais ver alguém que amava se destruindo daquela maneira. Além do affair com Tim Burton, ela também namorou ninguém menos que John Kennedy Jr, o solteiro mais cobiçado da América. Mas tudo isso são águas passadas. A atriz é casada com Matthew Broderick desde 1997 e tem três filhos. Os dois se conheceram graças ao irmão de Sarah, que estava fazendo uma peça com Matthew. Segundo a atriz, Matthew é o cara mais engraçado que ela já conheceu.

Antes de atingir o sucesso, Sarita amargou alguns dissabores na carreira. Ela perdeu papéis importantes, como o de Uma Linda Mulher para Julia Roberts em 1990, de Juliette Lewis em Cabo do Medo em 1991 e o de Andie MacDowell em Quatro Casamentos e um Funeral em 1994.

Eu digo aos meus amigos que vida de casada é chata, mas isso é apenas uma coisa divertida de falar para fazer as pessoas solteiras se sentirem melhor.

Em 1998, porém, ela deu o troco com o papel principal em Sex and the City. A série da HBO revolucionou a TV ao abordar sexo e relacionamento de maneira franca e tornou Sarah um ícone da moda, por conta dos modelitos extravagantes que sua personagem usava. Com isso, ela não só lançou linhas de roupas e perfumes, como ganhou do próprio estilista Manolo Blahnik um sapato criado exclusivamente em sua homenagem, o SJP. Aliás, se tem uma coisa que ela divide com sua personagem é o gosto por sapatos. Ela já revelou em entrevistas que tem um closet só para eles em sua casa.

E engana-se quem pensa que Sarah é fútil. Ao contrário. Ela faz parte do Comitê Político das Mulheres de Hollywood e é representante da UNICEF de Artes Performáticas. Outra curiosidade: ela nunca fez uma cena de nudez em Sex and the City. Segunda a atriz, ela sempre coloca uma cláusula no contrato que impede esse tipo de coisa. Segundo as más línguas, ela faz isso porque não gosta de seu corpo, mas ao mesmo tempo, não aceitaria uma dublê!

Depois do final da série, Sarah continuou seu trabalho no cinema, com filmes como Tudo em Família, no qual contracenou com Diane Keaton, e Cadê os Morgan?, filme que lhe rendeu o prêmio Framboesa de Ouro de pior atriz. Seu próximo projeto deverá ser a dramédia The Ivy Chronicles, filme baseado no livro de Karen Quinn sobre uma nova iorquina que recomeça a vida com suas duas filhas depois de perder o marido, o apartamento e o emprego em Wall Street.

E para os fãs de Carrie Bradshaw e Cia, entra em cartaz hoje nas telas brasileiras o filme Sex and the City 2, a continuação do filme lançado em 2004.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!