A redefinição das lendas asgardianas em Thor: O Último Viking

Thor: O Último Viking traz a criação de uma nova identidade para o Deus do Trovão e a estreia de Bill Raio Beta.

Totalmente criada pelas mãos de Walt Simonson, Thor: O Último Viking traz as primeiras histórias de uma das fases mais longas e ricas do herói asgardiano, que passou a ser referência de roteiro e arte para muitos dos criadores modernos.

A História

Thor Ultimo Viking 5

Essa é uma das poucas edições da coleção totalmente escrita, desenhada e arte-finalizada por um só artista. Neste caso, o autor da façanha é ninguém menos do que Walt Simonson, uma das maiores lendas dos quadrinhos. Ele teve outras passagens memoráveis por títulos como X-Factor, Órion e Quarteto Fantástico, mas foi na sua longa estada com o Deus do Trovão que ele também estabeleceu seu nome como escritor.

Thor Ultimo Viking 4

Esta edição reúne as primeiras histórias de Simonson em The Mighty Thor 337–343, de 1983 e, curiosamente, não se trata exatamente de uma saga, mas de diversas histórias e aventuras sem muita ligação entre si. Claro que temos momentos que se tornaram icônicos, como a primeira aparição do alienígena Bill Raio Beta e a criação de seu martelo, e alguns importantes subplots da fase do Thor aparecem, mas a história toda só seria contada mesmo muitas edições depois — e quase cinco anos depois.

Detalhe para uma das características mais marcantes dos quadrinhos de Walt Simonson: as onomatopeias e efeitos sonoros das histórias. Nenhum outro título usou o DOOOOOOM de maneira mais impactante do que este.

A Arte

Thor Ultimo Viking 3

Vale sempre reiterar: toda a arte da edição foi feita pelo próprio Walt Simonson, o que é muito mais raro de se ver nos dias de hoje. E ele já mostra de cara porque é uma das lendas da nona arte, redefinindo e estabelecendo o visual dos asgardianos por gerações que o seguiriam. A riqueza do lápis de Simonson também pode ser vista nas paisagens e no horizonte da Nova York dos anos 80, sempre bem definidos e detalhados. Ah, sim, e tem também uma homenagem a um certo Homem de Aço da Distinta Concorrência de bônus.

A Edição

A edição mantém o padrão Salvat. Como a passagem de Simonson pelo título é muito longa, deve ter sido uma decisão difícil escolher onde realizar o corte e interromper a sequência de histórias. Como extras, há apenas uma biografia do autor e duas páginas de esboços, podia ter mais alguns extras aí. Esta fase do Thor é altamente recomendável para os fãs de bons quadrinhos, espero que alguma das editoras ainda se anime a publicá-la na íntegra.

Thor Ultimo Viking

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!