Alice Através do Espelho ensina importantes lições

Novo longa Disney provoca audiência a refletir com valores familiares no emocionante Alice Através do Espelho.

A melhor maneira de atingir o impossível é acreditar que é possível.” — KINGSLEIGH, Alice

Como obra baseada em Lewis Carroll, Alice Através do Espelho nunca funcionaria sem referências e metáforas. Não apenas neste sentido a história supera o filme anterior e faz por emocionar. É sem dúvida uma grande aventura.

Quando retornamos à rotina de Alice, a encontramos como uma mulher independente, mas ainda não madura. É capitã de um navio e já sabe usar o que aprendeu em sua aventura anterior. É criativa, é forte, é destemida. Mas nem mesmo este conjunto de qualidades a faz ter a liberdade que busca no mundo em que vive — e isso já nos leva a um paralelo sobre o feminismo nos dias de hoje.

Sim, Alice através do Espelho discute o feminismo. Fala sobre como mulheres a frente de seu tempo são desmerecidas. Mas fala também, e principalmente, sobre a importância da família. Sobre como conflitos familiares não são importantes perante a passagem implacável do tempo. Sobre pedir e buscar perdão entre aqueles que amamos.

Pressionada para tomar uma decisão importante, é no espelho que Alice encontra suas respostas. A metáfora? É olhando para ela mesma, para todos os seus conceitos, medos, angústias, que ela encontrará respostas em sua imaginação. Ao se olhar no espelho e deixar refletir, Alice entra numa jornada para combater tudo aquilo que a impede de dar o próximo passo.

A liberdade que encontra nos mares, explorando o mundo desconhecido da época, não é a que têm vivendo em sociedade, em Londres. Por lá, é excêntrica, não sabe se comportar, não se encaixa. Enquanto na verdade Alice já possui identidade, é única, a frente do tempo. O choque de realidades a faz buscar por outros valores.

E se os valores de Londres não a atendem, nada melhor do que entrar num mundo onde os valores estão ao contrário. Atravessando o espelho Alice tem o alívio de ser ela mesma, de viver seu sonho e não ser tachada de louca. Mas como diz o próprio Chapeleiro, “Entre o sonho e a realidade, quem pode dizer qual é de verdade”?

Do outro lado do espelho os valores do mundo são outros. E a protagonista entra em contato com noções pessoais que não conhecia ter nela mesma. Ela também está ao contrário. Logo nossa heroína descobre que seu grande amigo está em depressão e terá que ajudá-lo, mesmo que seu ceticismo a provoque.

É aí que o filme começa a tocar o público. A família do Chapeleiro foi dada como morta, mas ele encontrou uma pista de que todos podem estar vivos. Alice, já infectada pelo mundo real, tem dificuldades em acreditar que após tantos anos a família do amigo ainda estará viva.

Desafiada pelo chapeleiro, que já não encontra a jovem que conheceu anteriormente, ela parte em busca de descobrir a verdade. Terá que voltar no tempo, aprender com ele novos valores do mundo dos adultos e dela mesma. O valor da família, encarar de uma vez a dor da perda de seu pai, entender que não se pode mudar o passado, mas que é possível aprender com ele.

Com belíssimas atuações de Sasha Baron Cohen (O Tempo) e novamente Helena Bonham Carter (Rainha de Copas) e Anne Hathaway (Rainha Branca), Alice Através do Espelho é um colírio cinematográfico para os olhos. A terceira aventura Disney de Alice no País das Maravilhas trará lições importantes e mastigadas para adultos e crianças.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER